Colaboração da empresa pelotense garante inovação e produção de peças de alto desempenho ao projeto da equipe Black Mamba

 

Em um movimento que conecta educação e tecnologia, uma equipe da Escola SESI de Pelotas/RS aposta na impressão 3D para se destacar na etapa nacional da STEM Racing Brasil. A inovação será possível graças à parceria da startup Maker Market, especializada na produção de peças 3D, e a Black Mamba, equipe de STEM Racing da Escola SESI de Ensino Médio de Pelotas. A empresa passará a contribuir diretamente com o processo de produção das peças do projeto, disponibilizando impressoras 3D de alta performance para a fabricação dos componentes que irão integrar o carro da escuderia na competição que reunirá mais de 50 equipes do SESI de todo o país.

 

Inspirada na engenharia da Fórmula 1, a STEM Racing Brasil reúne equipes de estudantes que projetam carros em miniatura para a competição, desafiando os alunos a desenvolverem soluções completas, aplicando conhecimentos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, além de envolver áreas como gestão, design e marketing. A etapa nacional na qual a Black Mamba competirá está marcada para março de 2026, mas a preparação já começou, e a parceria com a Maker Market é um dos passos rumo ao objetivo de conquistar o pódio.

 

Uma parceria que impulsiona a educação

 

Com origem em Pelotas, a Maker Market aposta em um modelo de mercado que une tecnologia, agilidade e criatividade, destacando-se pela produção sob demanda em impressão 3D e pela conexão entre clientes e uma rede de makers que fabricam itens personalizados em todo o Brasil. A conexão com a Black Mamba surgiu neste ano após a equipe participar do RoboPel, evento dedicado à tecnologia e robótica promovido pelo Pelotas Parque Tecnológico, onde está instalada a startup de impressão 3D. Com o network, a equipe e a empresa avançaram no contato e formalizaram a parceria.

 

Para Éder Medeiros, fundador e CEO da Maker Market, contribuir com o projeto significa fortalecer o ecossistema da região onde a empresa nasceu: “A gente acredita que inovação nasce quando pessoas curiosas têm acesso às ferramentas certas. Ter estudantes de Pelotas utilizando as nossas operações é uma forma de aproximar esses mundos e incentivar novos talentos”, destaca.

 

Além da possibilidade de personalização, um dos diferenciais que motivou a parceria foi a agilidade na fabricação, permitindo que a equipe realize ajustes durante o processo de testes aerodinâmicos e estruturais do carro. Segundo o professor Mario Pereira Junior, orientador da equipe Black Mamba, “a impressão 3D garante bons materiais, leves, com boa aplicabilidade e de fácil produção em grandes quantidades, agilizando o processo”.

 

Produção avançada com tecnologia de ponta

 

As impressoras fornecidas pela Maker Market, incluindo modelos de grande porte e extrusão de última geração, serão utilizadas para a fabricação de componentes estruturais e detalhes personalizados do carro desenvolvido pela equipe. Além dos equipamentos, a parceria também garante o acesso a materiais de alta performance, incluindo filamentos de Nylon, Triton e outras soluções voltadas para engenharia, o que amplia a qualidade e a precisão das peças produzidas.

 

O processo inclui a criação de peças com diferentes propriedades mecânicas, entre elas, as rodas, a asa dianteira e traseira, o eixo, o suporte de rolamento, além do halo e do capacete, estruturas que compõem o espaço equivalente ao cockpit do piloto.

 

 

Para o orientador da Black Mamba, o suporte da Maker Market representa um avanço importante para o desenvolvimento do projeto: “Poder contar com material de ponta faz total diferença quando se trata de uma competição que espelha a complexidade da Fórmula 1, em que os mínimos detalhes mudam os resultados. Hoje em dia, é a melhor escolha para esse trabalho e para tantos outros”, destaca Mario.

 

Sobre a Maker Market

 

A Maker Market é uma plataforma para a compra e venda de produtos 3D. Através de um marketplace inovador, a empresa oferece um catálogo com milhares de produtos 3D que podem ser comprados online, com fabricação própria ou conectados a uma rede de makers cadastrados. A startup tem como missão descentralizar a produção industrial, fortalecer a economia local e revolucionar o comércio no Brasil. Para mais informações, acesse: https://makermarket.com/.