
Volta ao Mundo reúne mestres de todo país e mostra que essa arte também é feminina. Evento será realizado nos dias 4 e 5 de julho com entrada franca.
A capoeira é uma expressão cultural ancestral e que se consolidou em todo o País. O evento Volta Ao Mundo, que será realizado em 4 e de julho, mostra a excelência dessa arte em diversas manifestações e evidencia a força feminina na capoeira. Mestras, contramestras, graduadas e lideranças sociais mostram que o universo da capoeira é múltiplo e inclusivo. A programação tem entrada franca e será realizada em diversos locais da cidade de Pelotas, no interior do Rio Grande do Sul. O projeto “Volta ao Mundo” é financiado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, através da Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul.
“A capoeira é uma manifestação que acolhe quem dela participa. Então é uma honra receber neste evento mulheres que tão bem evidenciam essa diversidade”, ressalta Mestre Jarrão, do grupo Povo que Ginga, de Pelotas, e idealizador do “Volta ao Mundo”.
Na programação do encontro estão confirmados nomes como da Mestra Janja, da Bahia, cofundadora do Instituto Nzinga de Estudos da Capeira Angola e Tradições Educativas Bantu no Brasil. Também estará presente a Mestra Paula, educadora popular e gestora do grupo de capoeira Tambores de Angola e integrante do Comitê Gestor dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, a Contramestra Karine, de Caxias do Sul, discípula do Mestre Manoel, do Rio de Janeiro, e a Contramestra Rasta, de Santa Catarina.
As mulheres de Pelotas também se destacam no evento, que terá a participação da Contramestra Onça Pintada, a primeira mulher formada com essa titulação na cidade. O encontro terá ainda a participação das graduadas Baira D’àgua, Areia, D Maré, todas de Pelotas. E para a mediação foram convidadas Marielda e Fátima, mulheres que estão à frente de movimentos populares e do movimento negro de Pelotas.
Programação:
“Volta ao Mundo”
Encontro de Mestres de Capoeira
Datas: 4 e 5 de julho
4 de julho – Sexta-Feira
9h – Recepção dos Mestres – Credenciamento
Local: Escola Povo que Ginga – Rua Santa Tecla, 777; Centro
12h – Intervalo
14h – Oficina de capoeira com os alunos dos anos iniciais
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Raphael Brusque
18h – Roda de Capoeira
Local: Colônia de Pescadores Z3
5 de julho – Sábado
9h – Espetáculo Cabalash
Local: Espaço Capoeira Ginga – Mercado Público de Pelotas
9h30 – Cortejo de Berimbaus
10h – Rodas de Conversa destacando a conexão vital entre cultura popular, meio ambiente e comunidade, abordando a preservação do legado ancestral e antirracismo e questões de gênero.
Local: Museu do Doce – Centro
12h – Intervalo
14h – Rodas de conversa com os temas: a crise climática: capoeira e meio-ambiente, e capoeira na periferia.
Local: Museu do Doce – Centro
18h – Roda de Capoeira
Local: Mercado Público de Pelotas
21h – Roda de Samba
Local: Pelotas Bier Hostel