
No sábado, 2 de agosto, das 9h30 às 11h30, o Machry Armazém e Bistrô (Rua Almirante Câmara, 300 – Bairro Tristeza, Porto Alegre) receberá uma edição especial do “Literatura ao Vivo”, uma imersão na literatura conduzida por um dos maiores nomes da área: o professor e escritor Sergius Gonzaga.
Com o olhar sensível de quem dedicou sua vida à leitura, ao ensino e à escrita, Sergius propõe um mergulho em textos modelares — dos clássicos aos contemporâneos — em um encontro que busca revelar as emoções e pensamentos mais profundos já registrados pela escrita humana. “Será como uma prazerosa viagem em busca dos fundamentos do Mundo e do Ser”, afirma Gonzaga, que ao longo de sua trajetória formou gerações de leitores e pensadores, dentro e fora das salas de aula.
Com participações especiais, o evento também contará com as presenças do poeta e escritor Pedro Gonzaga e do psicólogo e historiador Felipe Pimentel, ampliando o diálogo entre literatura, subjetividade e questões contemporâneas. O investimento é de R$ 30,00 (consumo não incluso no valor do evento), com pagamento via Pix. A inscrição deve ser realizada através do formulário: https://forms.gle/QRjK2V3CDVwGsbFb6. A vaga será confirmada apenas mediante envio do comprovante de pagamento.
A sugestão da casa para o café da manhã literário será o combo Café só para mim – Café caseirinho, brioche de queijo gruyère, ovos mexidos, fatia de pão batido, presunto e queijo, porção de manteiga da casa e geleia de amora. Disponível no valor de R$ 49,90. Mais informações e inscrições também pelo WhatsApp: (51) 99291.6400
Sobre Sergius
Sergius Gonzaga é doutor em Literatura com a tese “O Esplendor da Ficção”, sobre o “boom” da Literatura Latino-Americana. Na década de 70, ministrou aulas de História da Literatura Ocidental, na FAPA. Em 1978, tornou-se professor de Literatura Brasileira na UFRGS, tendo se aposentado em 2023.
Foi um dos fundadores do curso Unificado, do colégio Leonardo da Vinci e da Editora Leitura XXI. Durante cinco anos apresentou crônicas ao vivo no programa Câmera Dois, na antiga Tevê Guaíba – algumas delas reunidas no livro “O hipnotizador de Taquara”. Entre 2002 a 2008, foi o responsável pelo site de Literatura do grupo Terra.
Entre outras atividades, exerceu as direções da Editora da UFRGS, do Instituto Estadual do Livro. Entre 2005 e 20012, ocupou o cargo de Secretário de Cultura de Porto Alegre. E – em 2011 – representou a Associação de Municípios Brasileiros, junto ao Conselho de Políticas Culturais, do Ministério da Cultura. Atualmente é Coordenador de Literatura e Humanidades da SMC.
Por suas atividades na área do ensino e da cultura recebeu os títulos de Cidadão Honorário de Porto Alegre (1990); Homem do Livro 2011, da Câmara Rio-Grandense do Livro; Visitante Ilustre de Montevidéu, da Intendência da capital uruguaia, (2012); e a medalha Mérito Cultural Mário Quintana (2024); da Biblioteca Pública Estadual. Além disso, foi patrono do ENART (2013) e de várias feiras do livro no interior do estado.
Tem inúmeros artigos e ensaios publicados em jornais e revistas, e entre suas obras mais conhecidas figuram Curso de Literatura Brasileira (7ª edição) e Manual de Literatura Brasileira (18ª edição). Atualmente dedica-se a palestras, cursos e “lives”. Em julho deste ano – a convite das Embaixadas do Peru, da Espanha e do Instituto Cervantes – ministrou conferência em Brasília sobre a obra de Mario Vargas Llosa.