Evento reúne imprensa, patrocinadores e parceiros da próxima edição

 

O Sálvia – Festival de Arte, Cultura e Gastronomia dá início à sua edição de 2025 com um evento especial para imprensa e patrocinadores, na segunda-feira, dia 10 de novembro, no Don Claudino Casa de Eventos, em Caxias do Sul (RS). A noite começa às 18h30 com receptivo e segue às 19 horas com aula-show e degustação conduzida pelo chef caxiense Charlie Tecchio.

 

A experiência gastronômica da noite promete uma combinação de sabores clássicos e contemporâneos. O chef Charlie irá servir ravioli de carne no molho de manteiga e sálvia com licor de amaretto e um toque especial da Charlie Bakery. Durante a aula-show, o chef demonstrará o processo de como a massa é feita, abordando a técnica del plin, clássica da região de Piemonte, na Itália. Os pratos serão finalizados na hora, com o tradicional molho destacando a harmonia entre o salgado e o adocicado em um prato que celebra as raízes italianas e a criatividade local.

 

Para o chef Charlie, conectar a gastronomia com atividades como o Sálvia é harmonizar influências e ingredientes que formam um povo tão diverso. “Nós, no Rio Grande do Sul, temos uma miscigenação cultural imensa, reunindo tradições indígenas, italianas, alemãs, africanas e haitianas, por exemplo. Explorando isso em eventos como esse é fazer uma festa da cultura e dos sabores locais. É importante divulgarmos cada vez mais o mercado gastronômico de Caxias do Sul e buscar o potencial que esses estabelecimentos podem ofertar para a cidade e para a população”, destaca.

 

Acompanhando o prato da aula-show, a degustação ainda conta com chopp da Boss, em uma ambientação que antecipa o clima acolhedor e vibrante que o público encontrará na próxima edição do Sálvia.

 

Na ocasião, também serão apresentados os dindos e dindas do Sálvia 2025: Alessandra Vergani, Simone De Antoni, Maria Beatriz Dal Pont, Liliane Graff Michelon, Samuel Jardim e Ana Slomp, que estreia entre os padrinhos do festival.

 

Segundo Lisete Alberici Oselame, diretora da Interface Eventos, realizadora do festival, o Sálvia só acontece porque há uma rede de pessoas e marcas que acreditam na força da nossa cultura e da gastronomia local. “Cada apoiador e parceiro ajuda a dar forma a esse grande encontro que valoriza quem produz, quem cria e quem faz. A união entre gastronomia e cultura é o que torna o Sálvia tão especial, conectando o público à nossa identidade e transformando o evento em uma verdadeira celebração da região”, afirma.

 

O Sálvia – Festival de Arte, Cultura e Gastronomia será realizado nos dias 29 e 30 de novembro, na Praça das Feiras, no Bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul.

 

Sobre o Sálvia

 

Criado em 2019, o Sálvia – Festival de Arte, Cultura e Gastronomia nasceu para celebrar os valores culturais da região e destacar uma das suas maiores riquezas: a gastronomia. Gratuito e ao ar livre, o evento é realizado na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul (RS), reunindo experiências que integram arte, cultura e sabor em um mesmo espaço. Entre suas atividades, o evento oferece shows ao vivo, a Quitanda do Sálvia (com produtos regionais), a Sálvia Boutique (moda e artesanato) e o Espaço Kids organizado pela Caminho Rede de Ensino, além de áreas de convivência para famílias, amigos e pets. A acessibilidade é um compromisso permanente, com estrutura adaptada e tradução em Libras.

 

Em 2024, o festival recebeu mais de 22 mil visitantes em dois dias de programação, com 30 espaços gastronômicos e uma ampla variedade de pratos que exaltaram a culinária regional. O evento também movimentou R$761 mil na economia local, envolvendo expositores e fornecedores. Também em 2024, com apoio do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) e consultoria da Casulo Sustentável, o Sálvia conquistou o selo de “Evento Consciente”, alcançando resultados expressivos na gestão de resíduos, sendo mais de 355 kg de lixos recicláveis, 351 kg de compostáveis e 153,5 kg de rejeitos corretamente destinados.

 

O Sálvia é uma realização da Interface Comunicação e Eventos, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) e do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH).