Evento solidário criado pelo Instituto Ling em junho do ano passado para auxiliar na recuperação do mercado livreiro gaúcho após as enchentes, a Feira do Livro Reconstrói RS volta a acontecer nesta sexta, sábado e domingo, dias 16, 17 e 18 de maio, para seguir apoiando a recuperação e o fortalecimento do setor. Das 11h às 20h, o público poderá comprar diretamente de cerca de 40 expositores espalhados pela sede do centro cultural em Porto Alegre, entre livreiros, editoras, autores e sebos gaúchos atingidos de alguma forma pela crise climática, como Dublinense, Piu, Sulina, Zouk, Editora Projeto, L&PM, Leitura XXI, Libretos, Livraria Baleia, Beco dos Livros, Clareira, Livraria Isasul, Livraria Santos, Palavra Bordada e Paralelo 30.

 

A mostra, realizada com apoio do Clube de Editores do Rio Grande do Sul e da Câmara Rio-Grandense do Livro, terá entrada franca, diversas sessões de autógrafos e mais de 30 programações paralelas. A abertura contará com a presença da escritora brasileira Socorro Acioli, vencedora do Prêmio Jabuti, em bate-papo com a gaúcha Martha Medeiros, mediado pela jornalista Fernanda Pandolfi, embaixadora da feira. A conversa é uma das poucas atividades com ingressos pagos – e já está com vagas esgotadas.

 

A maior parte das atrações são gratuitas, com acomodação do público por ordem de chegada, mediante retirada de senhas na recepção do centro cultural a partir de 30 minutos antes do início das atividades. A agenda é diversa e inclui desde um Oficina de Ilustração de Livros com Leo Silvestrin até uma mesa sobre fazer história em quadrinhos, com participação de Pablito Aguiar, Paula Mastroberti, Mireli Oliveira, Ana Luiza Koehler e Fabiano Denardin. Haverá lançamentos de livros, como Volume 3, do artista Raul Mourão, em encontro mediado pelo poeta Eucanaã Ferraz; um painel sobre autoria feminina com as escritoras Natalia Borges Polesso, Camila Maccari, Breda Vidal e Julia Dantas; e uma mesa sobre Dyonelio Machado – que é lembrado em 2025 pelos seus 130 anos de nascimento e os 40 anos de sua morte – com participação do professor Luís Augusto Fischer e do escritor Rafael Guimaraens e mediação do pesquisador Jonatas Dornelles.

 

O evento também contará com diversas atividades em homenagem aos 120 anos de nascimento de Erico Verissimo, como uma discussão sobre a vida e obra do autor, com participação de Márcia Ivana de Lima e Silva, Marô Barbieri e Sergius Gonzaga, além de duas contações de histórias para as crianças – uma dedicada ao livro Os três porquinhos pobres e outra à publicação As aventuras do avião vermelho. Outros destaques confirmados são uma performance do poeta e slammer Bruno Negrão, idealizador do projeto Verso Livre, além de shows com Ernesto Fagundes e Paulinho Fagundes na sexta-feira, com Luciano Leães e Caetano Santos no sábado, um tributo à Elis Regina com Rê Adegas e Luiz Mauro Filho, assim como uma apresentação de Juliano Barreto e Cristian Sperandir, no domingo.

 

Durante todo o evento, o Instituto Ling será ponto de coleta de doações de livros que serão direcionados para a Beabah! Rede de Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul. “A ideia é repetir o engajamento da feira realizada no ano passado que, mesmo vivendo a consternação provocada pelas enchentes, contou com a participação ativa de milhares de pessoas que colaboraram para reerguer o mercado editorial gaúcho, tão impactado pelos alagamentos. Recebemos muitos pedidos, tanto do público quanto do setor livreiro, para que o evento retornasse, e entendemos que era necessário realizar mais uma edição este ano, já que a recuperação ainda está em curso”, conta Carolina Rosado, gerente do Instituto Ling.

 

A Feira do Livro Reconstrói RS tem realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e apoio de LK Comunicação Visual, LeZanFan, Chef Lúcio Gastronomia, Bistrô da Ana, Del Mundo Food e Moa Cafeteria.

 

Serviço:

 

Feira do Livro Reconstrói RS | 2ª edição

 

Local: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

 

Data: Dias 16, 17 e 18 de maio – Sexta, sábado e domingo, das 11h às 20h

 

Entrada franca