
A exposição “Heiwa, um apelo de paz” encerra sua temporada no primeiro andar da Japan House São Paulo no próximo domingo, 31 de agosto, com entrada gratuita. A mostra aborda os desdobramentos dos ataques nucleares à Hiroshima e Nagazaki, que completaram 80 anos neste mês, sob uma abordagem de paz e celebração à vida. A exposição segue com a coleta de tsurus de origami doados, que serão enviados para o Parque Memorial da Paz de Hiroshima ao final da mostra, em solidariedade às vítimas dos bombardeios e em uma mensagem conjunta de paz.
“Heiwa, um apelo de paz” destaca um tsuru de origami dobrado pela menina Sadako Sasaki, que se tornou um dos símbolos mundiais de esperança após seu falecimento em decorrência da exposição à radiação; uma instalação de origamis de oleandros, primeiras flores a desabrocharem nas cidades após os ataques; desenhos de crianças de todo o mundo representando o que é a paz para elas; um poema escrito pela sobrevivente Ayako Morita; e fotografias atuais das cidades de Hiroshima e de Nagazaki, disponíveis para visualização do público por meio de monóculos fotográficos. A exposição segue com visitação gratuita de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados e domingos, das 10h às 19h.
Serviço:
Exposição “Heiwa, um apelo de paz”
Período: até 31 de agosto 2025
Local: Japan House São Paulo, primeiro andar – Av. Paulista, 52 – São Paulo/SP
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita. Reservas online antecipadas (opcionais) no site.
Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de 50 exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de 3,5 milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações.