
A redonda movimenta uma feira exclusiva que está em sua 13ª edição, a ExpoPizzaria. Acontece em São Paulo nos dias 14 e 15, reunindo palestrantes e dezenas de expositores para fomento do mercado. A expectativa é receber mais de 12 mil pessoas
Em 10 de julho é celebrado o Dia da Pizza, opção gastronômica queridinha dos brasileiros, especialmente São Paulo, segunda cidade que mais consome a redonda no mundo, depois de Nova York, nos Estados Unidos. E nos dias 14 e 15 deste mês acontece a maior feira do setor na capital paulista, a 13ª ExpoPizzaria, que se torna um evento internacional a partir desta edição.
A feira é voltada exclusivamente para negócios e deve reunir mais de 12 mil pessoas para visitarem os expositores e participarem de palestras gratuitas com grandes nomes da área, como Guilherme Branzani, da Escola de Pizza, e o Chef André Dias da Pizzatopia, em Santa Catarina. Para quem deseja ingressar no negócio, eles adiantam algumas dicas importantes aos empreendedores.
Guilherme Branzani, um dos palestrantes na ExpoPizzaria, revela que é possível abrir uma pizzaria própria a partir do investimento de R$ 25 mil em uma grande cidade como São Paulo. “Para um modelo simples, focado exclusivamente em delivery ou retirada no balcão, o investimento inicial gira entre R$ 25 mil e R$ 40 mil”, explica o especialista. Essa modalidade se popularizou ainda mais nos últimos anos, impulsionada pela praticidade e pela demanda crescente por comida de qualidade em casa.
No entanto, se o objetivo é oferecer uma experiência mais completa, com um salão para atendimento presencial, o cenário muda. “Nesse caso, o valor pode ultrapassar os R$ 100 mil”, comenta Branzani.
Montar a estrutura para o preparo das pizzas exige equipamentos específicos. Branzani lista o essencial: “um forno de qualidade, que seja a gás, elétrico ou a lenha, masseira ou batedeira industrial, refrigerador e freezer, pás de pizza, cortadores, tábuas, balança e um balcão de montagem são indispensáveis”, explica. Para quem planeja um salão, mesas, cadeiras e toda a estrutura de atendimento complementam o investimento.
Quanto à equipe, para iniciar no ramo da pizzaria, o ideal é ter de 3 a 4 pessoas: um pizzaiolo (o coração do negócio), um ajudante de cozinha, um atendente e caixa, e um entregador, que pode ser fixo ou terceirizado.
E para quem está começando, há um “cardápio obrigatório” de sabores que não podem faltar: Mussarela, Calabresa, Portuguesa, Marguerita, Frango com Catupiry e Quatro Queijos. São os clássicos que garantem o sucesso inicial, segundo o especialista.
Outro palestrante na ExpoPizzaria, Chef André Dias -que possui estabelecimento em Santa Catarina, a Pizzatopia- conta que em cidades menores, tendo Balneário Camboriú como referência de negócio, é possível abrir uma pizzaria com investimento a partir de R$ 10 mil para um modelo de delivery, podendo operar a partir de um espaço pequeno. Já para a Pizzaria com Salão, que oferece atendimento ao público, o investimento inicial para uma operação pequena é a partir de R$ 20 mil.
“Além do investimento financeiro, a estrutura e a legalização são pilares para o sucesso. O primeiro passo, e talvez o mais importante, é o conhecimento: fazer um curso de pizzaiolo ou aprender com um profissional experiente é crucial, sendo o Sebrae um parceiro fundamental para guiar o empreendedor em planejamento e gestão”, acrescenta Dias.
Ele ressalta ainda que a divulgação e vendas passam por rede social ativa, panfletos, um número de telefone dedicado, preferencialmente WhatsApp, e um sistema de gestão para restaurante ou específico para pizzaria.
Já nos aspectos legais e burocráticos, o Chef Dias lembra que é preciso ter CNPJ, Inscrição Municipal e Estadual, Alvará do Corpo de Bombeiros, Alvará da Vigilância Sanitária, dedetização e desratização, além de um curso para manipulação adequada de alimentos.
13ª ExpoPizzaria
Pioneira no segmento e considerada a maior feira de pizzas da América Latina, a ExpoPizzaria chega à sua 13ª edição ainda mais especial, com um novo status internacional e a inédita “Arena da Pizza Panamericana”. O evento recebe profissionais da Argentina, selando amizade e profissionalismo entre os dois países e reforçando a sua relevância global.
A feira é um ponto de encontro essencial para empreendedores e colaboradores de pizzarias, reunindo mais de 80 expositores de ingredientes, equipamentos e soluções inovadoras. Paralelamente, uma série de palestras aborda temas cruciais como gestão e estratégias digitais. Grandes nomes do setor, como o argentino Diego D’avila, Chef Jaqueson Dichoff, Pedro Pernambuco e Chef VinoGino, são presenças confirmadas.
Patricia Galasini, uma das idealizadoras do evento e diretora da JKPG Marketing, organizadora da feira, destaca sua projeção internacional: “a ExpoPizzaria tornou-se um dos maiores eventos segmentados do mundo, ficando atrás somente de encontros realizados nos Estados Unidos”.
O Atacadão participa há oito edições e, neste ano, faz transmissão ao vivo do programa Estádio 97fm, contando com a parceria das marcas Aurora Alimentos, Coca Cola, Anaconda e Heinz, além de um convidado especial na programação.
No estande da empresa, com quase 100 m², é possível fazer networking, conhecer os principais produtos com foco em pizzarias, padarias e esfiarias, degustar receitas de pizzas elaboradas na hora por um chef, além da possibilidade de negócios com a equipe comercial em atendimento durante os dois dias de evento.
A 13ª edição da ExpoPizzaria conta com o patrocínio de gigantes como Atacadão, Coca Cola, Unilever, Sadia, Aurora, Perdigão e Anaconda Farinha de Trigo. A participação para profissionais e empreendedores do setor de alimentação é gratuita para credenciamento online com CNPJ, mas é crucial garantir a inscrição até o dia 11 de julho no site www.expopizzaria.com.br.
13ª ExpoPizzaria
Data: 14 e 15 de julho de 2025
Horário: 10h às 19h
Local: Distrito Anhembi, em São Paulo – SP
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo – SP
Inscrições com CNPJ: www.expopizzaria.com.br