
A segunda edição do evento acontece no dia 26 de julho, no bairro Niterói em Canoas: projeto promoverá eventos gratuitos ao longo de 2025 e 2026 em diversas regiões das duas cidades da zona metropolitana de Porto Alegre.
No dia 26 de julho, sábado, no bairro Niterói em Canoas (RS), a Praça da Juventude Madre Teresa de Calcutá (Rua Itamar Mattos de Maia s/n) recebe o Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem. A antiga praça João de Barro será palco da segunda edição do evento gratuito, que reúne atividades culturais para toda a família como shows, oficinas culturais, e atrações para os pequenos, etc. O evento também vai contar com mutirão de coleta de resíduos recicláveis e plantio de mudas de árvores. A atividade faz parte do projeto Conexões Sustentáveis, iniciativa que realiza um conjunto de ações promovidas pelo Instituto Caminhos Sustentáveis (ICS), em parceria com a Petrobras, focadas no desenvolvimento socioprodutivo de organizações de catadores de materiais recicláveis e catadores autônomos, e também na conscientização ambiental da população, que acontecerão nas cidades de Canoas e Esteio entre 2025 e 2026.
A estreia do Conexões Sustentáveis, aconteceu no primeiro sábado de julho (5/7), no bairro Guajuviras, também em Canoas. O evento contou com um público de cerca de 400 pessoas, destaque para a participação significativa de jovens e crianças. A primeira edição foi marcada por clima familiar e animado, com bem-sucedidos mutirões de coleta e plantio realizados por uma equipe de catadores em prol da comunidade. Junto com a campanha de recebimento de recicláveis pelos participantes do evento, a ação reuniu 200kg de materiais. Também foram plantadas 200 mudas de árvores nativas ao redor da praça Nelson Mandela.
No dia 26, a atração promete uma tarde inteira de diversão, educação socioambiental e cultura. O público mais jovem e seus responsáveis também poderão participar de oficinas e se divertir na área de recreação infantil. Brinquedos, pipoca e algodão doce também são parte da diversão. população também está convidada a levar resíduos recicláveis secos, que serão entregues à equipe de catadores presente no evento. Quem colaborar, vai ganhar brindes, como boné e erva-mate. Com previsão de ocorrer entre às 12h e 16h30, a segunda edição do Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem faz parte de uma mobilização contínua, que vai percorrer praças e espaços públicos dos dois municípios gaúchos.
“O primeiro Mutirão da Reciclagem, no bairro do Guajuviras, mostrou a força do envolvimento coletivo. Os catadores brilharam na coleta de recicláveis e no plantio de mudas, e a comunidade participou com entusiasmo”, afirma Dione Manetti, presidente do Instituto Caminhos Sustentáveis. “Em uma região que foi impactada pelas mudanças climáticas, eventos como esse são significativos, porque reforçam que saber gerenciar os resíduos é também cuidar das pessoas, do bairro e da cidadania. Por isso, convido todos e todas para a segunda edição deste evento, que venha ainda mais vibrante, com mais participação do público, para conquistarmos melhor qualidade de vida e um futuro sustentável.”
Sobre o Instituto Caminhos Sustentáveis
O Instituto Caminhos Sustentáveis (ICS) é uma associação civil sem fins lucrativos que desenvolve projetos voltados para a gestão de resíduos, reciclagem e inclusão social. A organização atua na promoção de políticas públicas mais eficazes para a gestão de resíduos sólidos, no desenvolvimento de iniciativas de economia circular e no fortalecimento da participação de catadores na cadeia da reciclagem. Criador do Anuário da Reciclagem, o maior banco de dados sobre a atuação dos catadores em todo o Brasil, o ICS também trabalha na mobilização de setores públicos e privados para fomentar soluções e gerar impactos ambientais positivos, na construção de um futuro sustentável.
Serviço
2º Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem
Quando: dia 26 de julho de 2025 (sábado), das 12h e 16h30
Onde: Canoas (RS), bairro Niterói: Praça da Juventude Madre Teresa de Calcutá (Rua Itamar Mattos de Maia s/n) | Antiga praça João de Barro.
Entrada gratuita
Informações: @ics.br