
Receita viral une sabor, estética e estratégia digital e especialista revela os segredos por trás desse fenômeno
Nas últimas semanas, uma sobremesa simples tomou conta das redes sociais e das vitrines de eventos gastronômicos: o morango do amor, uma combinação entre a acidez da fruta, o brigadeiro de leite ninho e uma calda crocante e brilhante. Mais do que um doce saboroso, o sucesso mostra como a estética e a experiência sensorial podem transformar receitas em verdadeiras febres digitais.
“O segredo está na experiência sensorial. Em um mundo digital, as receitas que viram febre despertam emoções, seja pela nostalgia, inovação ou prazer visual. O ‘morango do amor’ não é apenas delicioso: ele é uma explosão visual e representa novidade. Isso o torna viciante e altamente compartilhável”, explicou Claudia Genaro, chef e consultora pedagógica do Instituto Gourmet.
Além do apelo emocional, a chef destaca a importância da simplicidade, do apelo visual e de uma boa estratégia de divulgação para o sucesso de uma receita. E essa é uma das competências que o Instituto Gourmet trabalha com seus alunos: enxergar tendências e transformá-las em oportunidade de negócio. “Aqui, formamos não apenas técnicos, mas empreendedores. Nosso foco é capacitar para que saibam aproveitar momentos como esse em que um doce pode se tornar fonte de renda real”, complementa.
Com esse objetivo, O Instituto Gourmet promoveu, em várias unidades pelo país, oficinas práticas sobre o ‘morango do amor’, reunindo alunos e curiosos para ensinar técnicas e incentivar a criatividade. E para quem não conseguiu participar, a receita ainda está em alta e pode ser o ponto de partida para uma renda extra.
Confira as 5 principais dicas extraídas das oficinas
Capriche na apresentação visual, pois a aparência conta, e muito! A calda deve estar brilhosa e crocante na medida certa. Invista em uma montagem bonita, pois nas redes sociais, a imagem é o primeiro convite.
Invista em ingredientes de qualidade; morangos grandes e maduros garantem equilíbrio na acidez, assim como um bom leite condensado promove uma massa mais firme e saborosa.
Inove com seu toque pessoal adaptando a receita ao seu estilo. Varie o brigadeiro, combine outras frutas ou crie novas versões isso pode tornar seu doce único e mais atrativo.
Testar antes de vender é um passo que não deve ser pulado. Sabor, textura e apresentação devem estar ótimos e equilibrados. Isso garante consistência e supera as expectativas dos clientes.
Crie uma boa imagem da sua sobremesa com fotos bem iluminadas e vídeos curtos, pois unidos a uma boa edição, fazem toda a diferença. Uma boa apresentação pode ser tão poderosa quanto o sabor.
Por fim, Claudia deixa um recado: “Autenticidade é o ingrediente mais importante. Quando você imprime sua identidade em uma receita, ela deixa de ser apenas um doce e vira uma história que conecta, encanta e vende”.
Sobre Instituto Gourmet
Com mais de dez anos de mercado, o Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja empreender, ingressar no mercado gastronômico, obter formação profissional da área ou aprender por hobby, o Instituto Gourmet oferece opções de cursos de curta, média e longa duração, com flexibilidade nos horários, aulas práticas e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou na franchising em 2017 e já conta com mais de 100 unidades abertas em todo o país.