ABE coloca à venda 800 ingressos para apreciadores que desejam degustar as 16 amostras representativas da Safra 2025, no dia 25 de outubro em Bento Gonçalves

 

O grande momento da Avaliação Nacional de Vinhos é quando o público finalmente coloca na taça as 16 amostras representativas da safra. Antes disso, há um longo caminho percorrido com rigor técnico e paixão: as vinícolas inscrevem suas amostras, uma equipe da Associação Brasileira de Enologia (ABE) faz a coleta diretamente na origem, e mais de uma centena de enólogos analisa às cegas, amostra por amostra, seguindo normas internacionais. Desde 1993, esse processo revela, ano após ano, a verdadeira expressão do vinho brasileiro. Quando o resultado chega ao público, é como o auge da vindima: após meses de espera, vem o momento de celebrar. E essa experiência, única no mundo, pode ser vivida por qualquer pessoa interessada na cultura do vinho — basta garantir um dos 800 ingressos, que costumam se esgotar em poucas horas. A venda será aberta amanhã, 12 de agosto, pelo site da ABE: www.enologia.org.br.

 

“É uma oportunidade única de vivenciar o vinho brasileiro de forma intensa e coletiva, lado a lado com enólogos, produtores, jornalistas e apreciadores. Quem já participou sabe o quanto esse momento é especial e inesquecível. As 16 amostras apresentadas antecipam o que estará no mercado nos próximos meses, oferecendo ao público a chance de conhecer em primeira mão os vinhos que representam a Safra 2025. Por isso, é importante garantir o ingresso o quanto antes — a procura é sempre muito grande e os ingressos se esgotam rapidamente”, destaca o presidente da ABE, enólogo Mário Lucas Ieggli.

 

Os 800 apreciadores degustam simultaneamente as 16 amostras previamente selecionadas, em uma experiência coletiva única. Taça por taça, todos acompanham em tempo real a sequência de apresentação das amostras, numeradas de 1 a 16, sem saber a qual vinícola pertencem — a revelação só acontece ao final. Após a degustação, a ABE anuncia os 30% de vinhos mais representativos da Safra 2025, conforme o resultado técnico da Degustação de Seleção. Em seguida, são reveladas as 16 amostras selecionadas e degustadas pelo público, trazendo emoção e surpresa a um momento que valoriza, acima de tudo, a qualidade do vinho brasileiro.

 

A 33ª Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2025 é a maior da história, reunindo 536 amostras de 76 vinícolas de nove estados brasileiros – Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

 

SERVIÇO

 

O que? 33ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2025

 

Quando? 25 de outubro de 2025

 

Onde? Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves

 

Ingressos pelo https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico/

 

Promoção: Associação Brasileira de Enologia

 

Programação

 

16h – Credenciamento

 

17h – Início do evento

 

17h25min – Degustação / Comentários

 

18h40min – Intervalo

 

18h50min – Degustação / Comentários

 

21h – Coquetel de Encerramento

 

00h – Encerramento

 

O que inclui

 

Degustação das 16 amostras selecionadas entre os 30% mais representativas da Safra 2024

 

01 (uma) taça de vinho de cristal personalizada

 

01 (uma) Taça Oficial do Espumante Brasileiro

 

Fichas de Degustação

 

Um exemplar da 17ª Revista Brasileira de Viticultura e Enologia

 

Certificado de Participação online

 

Coquetel de Encerramento (das 21h às 00h)