
Especialista da Wine comenta sobre características especiais da casta e indica rótulos para degustar
O Dia Internacional da Pinot Noir acontece em 18 de agosto, ocasião interessante para entender por que essa uva está entre as preferidas dos enólogos e sommeliers. Com origem na Borgonha, França, a variedade tem um destaque especial no mundo do vinho, sendo muito apreciada pela sua elegância, complexidade e versatilidade.
Entre suas peculiaridades, a Pinot Noir possui um cultivo bem sensível e exigente, mas traz características bem únicas e encantadoras, que permitem produzir vinhos surpreendentes, inclusive alguns dos rótulos mais caros do mercado.
“No geral, os vinhos Pinot Noir são conhecidos pelos seus aromas limpos, pronunciados e complexos, apresentando, muitas vezes, notas de frutas vermelhas, nuances florais e toques terrosos e minerais”, explica Thamirys Schneider, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo,. “Quando envelhecida, pode trazer notas de couro, folhas secas e de especiarias. Na boca, a Pinot Noir é conhecida pela sua leveza, acidez viva e taninos mais delicados.”
A seguir, confira algumas características da Pinot Noir destacadas em rótulos indicados pela sommelière.
Capacidade de expressar o terroir
A Pinot Noir se desenvolve melhor em locais frescos, de clima frio a moderado, e com boa exposição solar, onde consegue manter seu perfil elegante, vibrante e sedoso. Em locais quentes, ela pode perder sua elegância natural e apresentar aromas frutados mais maduros e em geleia, além de perder sua acidez. Mas isso não impede que esta uva seja cultivada em diversas regiões do mundo e, em cada uma delas, trazer uma assinatura fidedigna ao seu terroir, sem perder, claro, a sua distinção.
No Chile, mais especificamente na D.O Cachapoal Valle, no Alto Cachapoal, a 1000 metros de altitude acima no nível do mar, fator que favorece o frescor natural das uvas, o exemplar Mosaiko Reserva D.O Cachapoal Valley Pinot Noir 2024 traz a Pinot Noir com a brisa dos Andes em um micro-terroir excepcional.
O exemplar amadurece por 8 meses, sendo 90% em tanques de aço inox e 10% em barricas de carvalho francês de terceiro uso com o objetivo de expressar ao máximo a característica frutada, terroir e o frescor. O resultado é um vinho que possui um agradável frescor e mineralidade, com aromas de frutas vermelhas e pretas como cereja, ameixa e groselha, além do toque herbáceo e mineral. Consiste em uma ótima indicação para conhecer um Pinot Noir com estilo jovem, expressivamente frutado e fresco.
(https://www.wine.com.br/vinhos/mosaiko-reserva-d-o-cachapoal-valley-pinot-noir-2024/prod31502.html)
Elegância
Falar de Pinot Noir é falar de elegância, característica que irá acompanhar exemplares bem produzidos em diferentes terroirs. O exemplar Partridge Gran Reserva Pinot Noir 2022, traz essas características num Pinot Noir com um perfil mais intenso. É uma linha da renomada vinícola argentina Viña Las Perdices com vinhedos situados em Mendoza, Argentina, aos pés da imponente Cordilheira dos Andes. Este exemplar amadureceu 18 meses em barricas novas de carvalho francês para arredondar a bebida, agregar maior complexidade, corpo, aromas e sabores, todavia, com um cuidado peculiar para não atropelar as características primárias da uva e do seu terroir.
É um vinho complexo, bem estruturado e macio no paladar, com aromas pronunciados em diversas camadas, apresentando notas de frutas vermelhas como cereja, morango, framboesa e groselha, notas de baunilha e com toque terroso e defumado.
(https://www.wine.com.br/vinhos/partridge-gran-reserva-pinot-noir-2022/prod30948.html)
Complexidade de aromas e sabores
A Pinot Noir é uma uva expressiva e complexa em seus aromas e sabores. Com aromas límpidos e pronunciados, torna-se mais fácil descrever a sua expressão na taça. Esses aromas também são percebidos em seus sabores, tendendo a se prolongar na boca com uma estrutura bem integrada com taninos suaves e acidez vibrante.
Na região da Borgonha, na França, o lar de grandes exemplares elaborados com a Pinot Noir,a uva se expressa de forma singular, trazendo qualidades diferenciadas. Para conhecer a riqueza de um exemplar de lá, a indicação é o Ropiteau Frères A.O.C. Gevrey-Chambertin Rouge 2020.
As uvas da A.O.C. Gevrey-Chambertin Rouge são provenientes de vinhedos localizados na Côte de Nuits, um dos melhores terroirs da região, colhidas nas partes delimitadas das aldeias de Gevrey-Chambertin e Brochon, lugar que dá origem a desejados tintos de renome internacional. Com exposição leste e sudeste, os vinhedos se estendem por encostas suaves, permitindo que as videiras aproveitem ao máximo a exposição ao sol.
Com vinificação em cubas de madeira seguida de estágio em barricas de 14 a 16 meses, sendo 20% de carvalho novo, este Pinot Noir é elegante, equilibrado, apresenta bela estrutura, é frutado com toques de especiarias, tem taninos macios, elegante com acidez alta que traz frescor e persistência no paladar.
(https://www.wine.com.br/vinhos/ropiteau-freres-a-o-c-gevrey-chambertin-rouge-2020/prod30244.html)
Versatilidade de estilos:
Outra característica marcante da uva é a versatilidade, ou seja, pode ser aproveitada na produção de diversos estilos de vinho. Há vinhos brancos, rosés e espumantes (inclusive, é uma das uvas autorizadas na elaboração dos famosos Champagne), além de tintos com estilo jovem e pronto para beber e tintos com maior complexidade e longevidade.
Para uma sugestão fora do convencional, a indicação é um rótulo chileno, o Espumante U By Undurraga D.O. Región de Aconcagua Rosé Brut que leva os apaixonados por vinhos a apreciar as borbulhas de um espumante elaborado 100% com a uva Pinot Noir pelo Método Charmat. Este exemplar ficou 2 meses em tanques de aço inox em sur lie (sobre as borras), o que agregou maior complexidade e cremosidade ao vinho, além de preservar o frescor e as características naturais da uva.
(https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-u-by-undurraga-d-o-region-de-aconcagua-rose-brut/prod29346.html)
Potencial de harmonização com alimentos
Devido à sua estrutura, a Pinot Noir é uma uva bastante coringa na harmonização gastronômica. Sua acidez brilhante e taninos baixos e sedosos permitem que ela acompanhe desde carnes brancas e peixes até pratos mais elaborados com cogumelos, queijos ou carnes vermelhas, harmonizando, também, com pratos veganos.
Um bom exemplo disso é o vinho T.H. [Terroir Hunter] Valle de Leyda Pinot Noir 2021. Elaborado pela Viña Undurraga, com uvas selecionadas da microrregião de San Antonio, a 14 km do Oceano Pacífico, no Valle de Leyda, Chile. A localização do vinhedo é de uma região de clima frio e com grande influência das brisas frias do Oceano Pacífico, o que tem total influência nas vinhas, proporcionando uma longa maturação das uvas e gerando vinhos de perfil fresco e de grande intensidade aromático, com um toque mineral no aroma e sabor.
Outro diferencial está em seu processo de amadurecimento, uma escolha super minuciosa: 1/3 do vinho amadureceu em barricas de carvalho francês de terceiro uso; 1/3 em tanques de aço inox; e 1/3 em ovos de concreto durante 12 meses. Depois, o vinho ficou mais 12 meses em garrafa antes de ser comercializado. A intenção é trazer a máxima expressão da uva e do seu terroir de origem, exaltando o caráter primário da uva e todo seu frescor e mineralidade.
Um vinho sedoso, complexo, refrescante, cheio de personalidade e super versátil para harmonizações, ficando ótimo com atum grelhado com gergelim, filé mignon suíno com geleia de frutas vermelhas, arroz de pato, rosbife ao molho de cogumelos e risoto de funghi. Para consagrar a grandiosidade deste vinho, ele recebeu 92 pontos Descorchados, 91 pontos James Suckling, 91 pontos Robert Parker e 93 pontos Mesa de Cata La CAV.
(https://www.wine.com.br/vinhos/t-h-terroir-hunter-valle-de-leyda-pinot-noir-2021/prod28411.html)