
Com interpretação de Raquel Paixão, direção cênica de Elisa Lucinda e direção musical de Maria Teresa Madeira, espetáculo tem entrada gratuita e revela momentos decisivos da vida da artista
Inspirado na trajetória de uma das figuras mais significativas da música brasileira, o recital cênico “Chiquinha Gonzaga: Eu Quero Passar” chega a Curitiba em uma realização da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com patrocínio da Chamex. A montagem é uma celebração à trajetória da musicista que lançou a primeira marchinha de Carnaval no Brasil.
O espetáculo conta com interpretação de Raquel Paixão, direção cênica de Elisa Lucinda e direção musical de Maria Teresa Madeira. A obra apresenta um repertório exclusivamente composto por Chiquinha Gonzaga, em um diálogo sensível entre música, teatro e memória. Raquel Paixão interpreta a personagem, revelando curiosidades e momentos decisivos da sua caminhada feminista e abolicionista.
Ao longo do recital, o público é convidado a revisitar a história de Chiquinha, não apenas como uma artista de vanguarda, mas também como uma mulher negra em um Brasil marcado por desafios sociais e raciais. A pianista compartilha ainda suas próprias vivências como mulher e artista negra, refletindo sobre a importância de dar visibilidade a essas narrativas no contexto da música clássica.
“A música de Chiquinha Gonzaga sempre esteve presente em minha vida. Tenho formação em música clássica, com bacharelado, mestrado e especialização em piano. Nesse ambiente, sempre tive na memória músicas como Corta-Jaca, Plangente, Lua Branca, além da marchinha de carnaval Ô Abre Alas, que faz parte do nosso universo cultural”, compartilha Raquel Paixão.
A diretora cênica e multiartista Elisa Lucinda reforça que o objetivo do recital cênico é o de promover o acesso à obra e biografia da compositora, explorando seu repertório musical e o conectando às diferentes fases de sua vida. “O Brasil não tem produzido no seu imaginário a imagem da Chiquinha Gonzaga negra e o recorte que ela foi uma revolucionária”, destaca Elisa.
Sobre Chiquinha Gonzaga
Francisca Edwiges Neves Gonzaga foi pianista, maestra e compositora, uma das mais admiráveis artistas brasileiras, pioneira em assumir a música como profissão, em um tempo em que mulheres eram restringidas ao trabalho doméstico. Também foi ativa nas causas da abolição e, segundo registro em suas biografias, comprou alforria de pessoas escravizadas com dinheiro que arrecadava da venda das partituras de suas composições.
Teve formação clássica em piano, mas em suas composições já integrava a corporeidade das celebrações populares: observam-se as células rítmicas do maxixe, umbigada e lundus em suas composições, além de forte influência do choro, gênero musical que nasceu na boemia carioca e cuja criação teve direta participação da maestra. Enriqueceu o patrimônio musical brasileiro em larga escala, deixando diversas obras para piano, bandas e trilhas para teatro.
Sobre Raquel Paixão
Raquel Paixão, pianista, atriz e professora do Rio de Janeiro, tem carreira voltada à música brasileira. Aos 17 anos, venceu o Concurso Jovens Instrumentistas (Campos dos Goytacazes – RJ). Em 2019 e 2020, realizou recitais no Brasil e no exterior com repertório brasileiro para piano solo. Recebeu o Urso de Prata, em Berlim, pelo curta Manhã de Domingo, no qual interpretou uma pianista. É graduada em Piano, com Mestrado em Música e especialização em Pedagogia do Piano.
Sobre a PUCPR Cultura
A PUCPR Cultura tem como missão promover a arte e a cultura na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Com ela, ganham vida os espaços culturais, os grupos artísticos e diferentes experiências abertas à comunidade. Em 2025, a PUCPR Cultura realiza o Circuito Cultural PUCPR, uma ampla programação com o tema “Brasilidades”, que pode ser acompanhada no Instagram @pucpr_cultura.
Serviço
Recital cênico “Chiquinha Gonzaga: Eu Quero Passar”
Data: 26 de setembro de 2025
Horário: 19h30
Local: Auditório John Henry Newman, na PUCPR
Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho – Curitiba
Ingressos gratuitos e limitados no link: pucpr.app/recital-chiquinha-gonzaga