
A artista visual e pesquisadora Sandra Gonçalves apresenta em Brasília a exposição Desassossego, uma reflexão imagética sobre as transformações e tensões que marcaram o mundo após a pandemia de Covid-19. Com curadoria de Letícia Lau, a mostra estará em cartaz de 13 de maio a 26 de junho de 2025, no Espaço do Servidor — Anexo II da Câmara dos Deputados, com entrada gratuita.
A exposição é composta por 14 fotografias e um vídeo, construídos a partir de sobreposições de camadas digitais e físicas. A cor vermelha, predominante nas obras, simboliza sentimentos intensos como paixão, perigo e pulsão de vida, evocando os afetos extremos despertados pelo contexto global da pandemia. As imagens propõem uma experiência sensorial e intelectual, convidando o público a revisitar o presente e refletir sobre as mudanças sociais e subjetivas desencadeadas nos últimos anos.
Produzida entre 2020 e 2024, a série é dividida em subséries intituladas Pandemia, Caos, Limbo, Bestiário, Tudo dança, Transmutação e Desassossego. Cada uma explora aspectos distintos da instabilidade social e política intensificada pela crise sanitária. Para a curadora Letícia Lau, “a exposição não pretende oferecer respostas, mas provocar deslocamentos. Em tempos de muros e exclusões, essas imagens abrem espaço para novas interpretações do presente”.
Sandra Gonçalves nasceu no Rio de Janeiro e vive em Porto Alegre desde 2005. Formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas-Artes da UFRJ, possui mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela mesma instituição, além de especialização em Processos Curatoriais pelo Instituto de Artes da UFRGS. Professora titular de fotografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desenvolve pesquisas sobre imagem e contemporaneidade. É autora dos fotolivros Cápsula (Editora Origem, 2021) e La vie en Rouge (Coleção Photothings, 2024), obras que exploram tensões sociais, culturais e ambientais da vida cotidiana.
Desde sua primeira exposição individual em 2000, no Palácio do Catete (RJ), Sandra participa ativamente da cena fotográfica brasileira, com mostras em instituições como o Museu de Arte Contemporânea do RS, Fundação Iberê Camargo e Museu Oscar Niemeyer. Em Brasília, Desassossego marca um convite para o público revisitar o presente sob uma nova perspectiva crítica e sensível.
Serviço
Exposição: Desassossego, de Sandra Gonçalves
Curadoria: Letícia Lau
Visitação: 13 de maio a 26 de junho de 2025
Horário: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Visitas guiadas: Terça-feira, 13/5, às 18h; e quinta-feira, 15/5, às 16h
Local: Espaço do Servidor — Anexo II da Câmara dos Deputados, Brasília/DF
Entrada: Gratuita