Nos dias 27 e 28 de junho, o Boulevard Laçador recebe uma exposição gratuita e aberta ao público organizada pelo Veteran Car Club do Brasil – RS. Na mostra, que comemora os 115 anos da marca italiana de automóveis de luxo Alfa Romeo, os visitantes terão a oportunidade de ver de perto duas reproduções de carros icônicos da montadora inteiramente desenvolvidas por colecionadores gaúchos e que nunca foram mostradas ao público.

 

Modelos construídos do zero

Os modelos, reproduzidos artesanalmente por Edgar Bortolini e Wanderley Natali, são o Disco Volante C52 1900, criado originalmente em 1952, e o Disco Volante Fianchi Stretti, de 1953. Dois dos modelos mais emblemáticos e raros da Alfa Romeo, os carros possuem uma história que remonta ao início da década de 1950. Apenas cinco meses antes de conquistar seu segundo Campeonato de Fórmula 1 consecutivo, a marca apresentou seu esportivo radical C52. O modelo experimental foi apropriadamente chamado de Disco Volante e, em português, ganhou o nome de Disco Voador. Em 1953, o veículo recebeu novos desenvolvimentos aerodinâmicos para compensar a sustentação excessiva gerada pelos para-lamas proeminentes característicos do projeto original. O novo modelo foi chamado de Disco Volante Fianchi Stretti, indicando que este Disco Voador tinha ‘quadril estreito’. Os dois modelos foram considerados protótipos para testes de novas tecnologias nas competições de Le Mans.

 

Reproduções feitas com orientações do Museu Storico

 

Alfa Romeo

Os colecionadores já haviam preservado e restaurado outros modelos da marca, mas essa foi a primeira vez que reproduziram veículos do zero, utilizando as mesmas técnicas e padrões da época. Esses modelos são considerados “recriações únicas” pois não serão feitas outras unidades, e foram desenvolvidas com base em uma extensa pesquisa e em contato com o Museu Storico Alfa Romeo, em Milão, na Itália, com o objetivo de utilizar materiais e processos artesanais o mais próximo possível dos originais.

 

“A ideia de recriar esses modelos surgiu em 2018, já pensando em homenagear os 115 anos da marca, que é comemorado no dia 24 de junho de 2025. Os veículos foram confeccionados simultaneamente ao longo de 6 anos e, ao todo, cada um dos carros levou mais de mil horas para ser concluído. Essa foi uma forma de demonstrarmos nossa admiração aos projetistas desses carros que representam o espírito da Alfa Romeo e o design italiano”, conta Bortolini.

 

Os carros ficarão expostos no pátio do shopping, em frente ao Avião Douglas DC-3, prestando tributo a uma foto icônica, tirada em 1952, quando o primeiro modelo do Disco Volante embarcou no aeroporto de Linate, em Milão, para ser apresentado ao público no Salão Internacional do Automóvel de Nova York. O veículo foi levado a bordo de uma aeronave DC3 da empresa British European Airways. A imagem se tornou um símbolo do encontro de duas grandes obras da engenharia, e é usada pela mídia especializada até hoje.

 

Além das duas reproduções, também estará em exposição um original de outro clássico da marca, o mini caminhão (também conhecido como transporter) Alfa Romeo A12. O automóvel foi comercializado entre 1967 e 1983 e era destinado a transportar cargas de até 1200 kg.

 

O Veteran Car Club do Brasil – RS é um clube de automóveis antigos em atividade há 45 anos. A associação tem como objetivo preservar, proteger e promover o antigomobilismo. Mais informações podem ser acessadas no site https://veterancarclub-rs.com.br/ e nas redes sociais do clube.

 

SERVIÇO

 

Exposição Veteran Car Club do Brasil – RS

Quando: 27 e 28 de junho, das 7h às 23h

Onde: Boulevard Laçador – Jardim (Próximo ao DC-3)

Aberto ao púbico