Confira detalhes sobre a origem de um dos pratos mais tradicionais da cultura japonesa, os tipos mais populares e as vantagens de utilizar o arroz sasanishiki nos mais variados preparos

 

Comemorado no próximo dia 1º de novembro, o Dia Internacional do Sushi coloca em evidência um dos pratos mais tradicionais e favoritos da cultura japonesa, inclusive no Brasil. Com uma história bastante antiga, a iguaria surgiu como uma técnica de conservação de peixes no Sudeste Asiático que, com o passar do tempo, foi evoluindo em termos de composição e preparo, até chegar às apresentações que conhecemos hoje.

 

Tipos de sushi

 

Trazido ao Brasil pelos imigrantes japoneses, atualmente são preparados diversos tipos de sushi: os makis, ou hossomakis, que são os rolinhos de arroz recheados com peixe, legumes ou outros ingredientes e envoltos em alga seca (nori); os uramakis, ou rolinhos “do avesso”, que têm o arroz do lado de fora e o nori por dentro; os niguiris, que são pequenas porções de arroz moldadas à mão, com uma fatia de peixe ou frutos do mar por cima; os hot rolls, que são os próprios hossomakis empanados e fritos; os sushis joe ou jow, que em vez da alga seca são envoltos em uma tira de salmão; e os temakis, cones recheados com arroz, peixe e outros itens, envoltos em nori.

 

Qual o arroz ideal para fazer sushi?

 

Independentemente da apresentação, uma coisa é certa: tão importante quanto manter as tradições no modo de preparo do sushi, é utilizar os ingredientes certos, como é o caso do arroz, que é simplesmente um dos principais. Opções como o Arroz Sasanishiki, disponível por meio da linha Tio João Variedades Mundiais – Cozinha Japonesa, apresentam grãos curtos que ao serem cozidos mantêm-se unidos e macios, com uma textura úmida que facilita na hora de modelar as peças de sushi.

 

Como inspiração aos que desejam celebrar o Dia Internacional do Sushi, a Josapar, que é detentora da marca Tio João, compartilha duas receitas que levam o arroz sasanishiki como base de seus preparos. Confira:

 

Uramaki Califórnia

 

Ingredientes

 

– 2 xícaras (chá) de Arroz Sasanishiki Variedades Mundiais Tio João – Cozinha Japonesa

 

– 4 colheres (sopa) de vinagre branco

 

– 4 colheres (sopa) de açúcar refinado

 

– 2 colheres (chá) de sal

 

– 1 colher (chá) de saquê

 

– 3 folhas de nori (folhas de alga) cortadas ao meio

 

– 3 colheres (sopa) de gergelim branco e preto, tostado

 

– 6 unidades de Kani Kama

 

– 6 tiras de pepino sem semente

 

– 6 tiras de manga madura

 

Modo de preparo

 

Lave o arroz, coloque-o em uma panela e acrescente 4 xícaras (chá) de água fria. Deixe de molho até que os grãos estejam opacos e brancos. Leve a panela tampada ao fogo alto. Quando abrir fervura, abaixe o fogo e cozinhe por 8 minutos. Apague o fogo e deixe abafado por mais 8 minutos.

 

À parte, leve ao fogo baixo o vinagre, o açúcar, o sal e o saquê, até dissolver o açúcar.

 

Espalhe o arroz cozido em uma tigela grande de vidro, de porcelana, ou na tradicional feita de bambu. Regue com a mistura de vinagre, mexa e abane o arroz constantemente, até que esfrie. Use uma colher de pau ou, se preferir, um ventilador pequeno.

 

Para montar, comece colocando ½ folha de nori sobre uma tábua. Espalhe o arroz avinagrado sobre a alga, com as mãos úmidas, pressionando os grãos até obter uma camada uniforme de arroz. Polvilhe o gergelim sobre o arroz.

 

Sobre uma esteira de bambu própria para enrolar sushi, vire a folha de nori com a parte do arroz para baixo, coloque o recheio em uma das extremidades para que fique modelado, formando um rolinho.

 

Com uma faca grande e afiada, corte cada rolinho em cerca de cinco partes iguais, obtendo assim os uramakis. Sirva em seguida, em uma travessa, acompanhado de lâminas de gengibre agridoce, pasta de raiz-forte e molho de soja.

 

Temaki de cream cheese e salmão defumado

 

Ingredientes

 

– 1 xícara (chá) de Arroz Sasanishiki Variedades Mundiais Tio João – Cozinha Japonesa

 

– 1 colher (sopa) de saquê

 

– ¼ de xícara (chá) de vinagre de arroz

 

– ½ colher (chá) de açúcar

 

– 1 colher (chá) de sal

 

– 300 g de salmão defumado

 

– Cebolinha a gosto

 

– Cream cheese a gosto

 

– 3 folhas de algas para sushi

 

Modo de preparo

 

Em uma panela, prepare o Arroz Sasanishiki Variedades Mundiais Tio João conforme o modo de preparo da embalagem. Acrescente o saquê, tampe a panela e deixe em fogo alto. Após começar a ferver, baixe o fogo e espere 10 minutos. Para temperar o arroz, acrescente em uma frigideira, o vinagre, o açúcar e o sal. Mexa até dissolver todos os ingredientes. Coloque o arroz cozido em um refratário soltando-o bem. Jogue o tempero e misture. Quando o arroz estiver totalmente frio, prepare o sushi. Pique o salmão e a cebolinha, e junte ao cream cheese até formar uma pasta.

 

Molhe as mãos com uma mistura de água e vinagre. Divida a alga em duas partes. Em uma das mãos, pegue um punhado de arroz frio e preencha a metade de uma alga, no sentido diagonal. Preencha a outra metade com salmão, cream cheese e cebolinha.

 

Para fechar o temaki, faça o movimento de um cone, imitando um triângulo. Sirva com molho shoyu.

 

Sobre a Josapar

 

Com uma tradição de qualidade desde 1922 e líder nacional do mercado de arroz, a Josapar possui unidades industriais em Pelotas (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Itaqui (RS), Tatuí (SP) e Cristalina (GO), e conta com os mais modernos processos de produção. A empresa detém a Certificação FSSC 22000, uma norma internacional de segurança de alimentos reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), para as principais unidades de arroz branco e arroz parboilizado. Além do tradicional Arroz Tio João, a Josapar está presente no mercado com o arroz e o feijão Meu Biju; com a marca SupraSoy, de alimentos em pó à base de proteína vegetal; com o Azeite Nova Oliva; e as marcas Soy+, Beleza, Exato, Tio Mingote e No Ponto.