O início do século XX no Brasil foi marcado por grandes transformações políticas, sociais e econômicas. Em Porto Alegre, a chegada da República, a força do Positivismo, a industrialização e a urbanização foram responsáveis pelo surgimento de novas formas de sociabilidade.

 

 

 

Nesse período, houve uma remodelação urbanística do Centro, inspirada no modelo parisiense, e foram construídos alguns dos mais icônicos edifícios públicos, comerciais e residenciais da cidade, como a Delegacia Fiscal, os Correios e Telégrafos, o Paço Municipal e a Biblioteca Pública.

 

 

 

Foi a época áurea dos cafés, das confeitarias, dos cine-teatros e das compras nas lojas elegantes da Rua dos Andradas. Por outro lado, todo esse esplendor da ascensão burguesa ocorreu em paralelo a um processo de higienismo e exclusão social.

 

No dia 11 de junho a jornalista e guia de turismo Maria Lúcia Badejo, especializada em turismo cultural, vai ser a anfitriã de uma visita ao Museu Júlio de Castilhos, onde vai contar um pouco sobre esse importante período histórico da nossa cidade em uma conversa comos participantes.

 

 

 

Para encerrar, vamos percorrer a exposição Passeio, que está em cartaz no museu e dialoga com o tema proposto, apresentando peças relacionadas com as práticas sociais no início do século XX.

 

Visita guiada A Belle-Époque em Porto Alegre

 

Quando: sábado, 11 de junho às 15h

 

Onde: Museu Júlio de Castilhos (Rua Duque de Caxias, 1205, Centro Histórico)

 

Valor: R$ 30,00

 

Duração: cerca de 90 minutos