
Buscar experiências autênticas, que permaneçam na memória, tem sido uma vertente cada vez mais prestigiada no turismo de hoje. Uma pesquisa divulgada pelo Sebrae mostra que, em sintonia com um comportamento mundial, nove a cada dez turistas brasileiros desejam ter algum tipo de vivência singular em suas viagens. O levantamento indica ainda que 70% desses viajantes querem aproveitar momentos de relaxamento; 57% são atraídos pelo contato com a natureza e 40% usufruem da experiência com os filhos.
Desfrutar desses momentos únicos com a família é um sentimento que igualmente tem sustentado o crescimento da multipropriedade no Brasil. A partir de um modelo de compartilhamento (outra tendência global), em que o proprietário de uma fração imobiliária pode programar anualmente suas semanas de férias – ou mesmo intercambiar estadias –, a multipropriedade evoluiu para se tornar uma das alternativas de maior apelo entre os turistas.
De acordo com dados da consultoria PricewaterhouseCoopers, esse segmento atingiu R$ 100 bilhões em VGV (Valor Geral de Vendas) em 2024, o que significa uma expansão de 25% em relação ao desempenho do ano anterior. Com o amadurecimento, surgiram novas demandas de multipropriedade, em uma diversificação que incorpora cada vez mais experiências e sofisticação.
Um dos nichos capazes de catalisar todas essas frentes – experiência, multipropriedade e lifestyle – é o enoturismo. Adeptos desse gênero de lazer são fiéis a dois dos mais reconfortantes prazeres que o homem pode ter – as viagens e um bom vinho. Quem procura novas sensações a partir do enoturismo é alguém que almeja o encantamento com propósito.
Nos últimos anos, diversos empreendimentos no Brasil têm buscado materializar essa convergência de tendências, unindo a hospedagem de alto padrão a experiências personalizadas que vão muito além da estadia. Hotéis e resorts têm incorporado elementos como gastronomia temática, contato direto com a cultura local e atividades exclusivas que reforçam o vínculo emocional do visitante com o destino. É nesse cenário que surgem projetos capazes de unir, de forma estratégica, a força da multipropriedade com o apelo de segmentos turísticos específicos – como é o caso do enoturismo.
O primeiro empreendimento de alto nível a reunir enoturismo e multipropriedade no Brasil está prestes a ser inaugurado. Erguido sob a inspiração das edificações dos reis e rainhas, o Castelos do Vale Resorts abre suas portas em breve. Idealizado pelo grupo Mundo Planalto, o hotel representa um marco para o mercado de multipropriedade no País.
O Castelos do Vale Resorts fica no coração da região de vinhedos em Bento Gonçalves, dentro da vinícola Dom Cândido. A experiência com degustação e o contato com a produção vinícola serão destaques da programação no local. A intenção é oferecer um destino de vinho e fortalecer o enoturismo brasileiro, valorizando também as belezas da Serra Gaúcha.
A comercialização do empreendimento contou com diferenciais que prontamente se revelaram iniciativas alinhadas com o público-alvo do resort. Mordomo dedicado e adega individual foram alguns dos serviços oferecidos, em complemento a uma estrutura cinco estrelas, que inclui piscina, academia, restaurante, piano bar e SPA.
Esse é um bom exemplo de como a multipropriedade, tendo o enoturismo como âncora, abraçou de vez o conceito de experiência. Como os melhores vinhos, essa combinação ainda deverá amadurecer e se tornar um cobiçado item de consumo nos próximos anos.