Apresentação acontece dia 16 novembro, na Praça da Alfândega

 

O Concerto Comunitário Zaffari Feira do Livro acaba de ser confirmado. Dia 16 de novembro, a partir das 11h, a Orquestra Theatro São Pedro se apresenta na Praça da Alfândega no encerramento da Feira do Livro de Porto Alegre com um concerto especial em homenagem aos 120 anos de nascimento do escritor Érico Veríssimo. O acesso ao espetáculo é gratuito.

 

A apresentação contará com a participação especial de Pedro Verissimo, em uma apresentação que promete unir literatura e música de forma emocionante. Com regência do maestro Evandro Matté, o repertório reunirá grandes nomes da música brasileira e internacional, como Heitor Villa-Lobos, Johann Sebastian Bach, Francisco Mignone e Tom Jobim.

 

A apresentação celebra não apenas o legado literário de um dos maiores nomes da literatura brasileira, como também a importância da cultura em suas múltiplas expressões – música, palavra e memória – no coração de Porto Alegre.

 

ORQUESTRA THEATRO SÃO PEDRO / POA

 

Comemorando 40 anos de atividades em 2025, a OTSP segue com o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. Nessas quatro décadas de atuação, ampliou seu repertório e formação, e consolidou-se como um dos principais grupos brasileiros em atividade continuada. Tem contribuído de maneira peculiar para a cultura, unindo o repertório da música de concerto com música popular brasileira e diversos outros ritmos. Entre os destaques da atuação estão três turnês internacionais – Costa Rica (1992), Estados Unidos (1993) e Alemanha (1995). Além dos concertos oficiais, que este acontecem no recém inaugurado Teatro Simões Lopes Neto/ Multipalco Eva Sopher, a OTSP tem as séries Concertos Didáticos Banrisul e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A instituição atua ainda com o projeto social Orquestra Jovem Theatro São Pedro.

 

Evandro Matté – maestro

 

Regente e diretor artístico da Orquestra Theatro São Pedro (OTSP – POA), do Festival Internacional SESC de Música e dos Concertos Comunitários Zaffari. Graduado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez especializações na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Desde 2005, vem atuando como maestro frente a orquestras no Brasil, Áustria, Argentina, Uruguai, República Tcheca, Croácia, Itália, China, Chile, Alemanha, México, Espanha, Polônia, Portugal e EUA. Foi diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) por uma década e vencedor do prêmio Líderes e Vencedores da FEDERASUL. Foi docente da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da graduação em Gestão Cultural na Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), onde foi coordenador do curso de Especialização em Gestão Cultural e fundador e coordenador do projeto social Vida com Arte. É pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Por sua contribuição cultural ao desenvolvimento das artes francesas no Brasil, em 2019 foi condecorado pelo Ministère de la Culture da França com a insígnia de Chevalier de l´Ordre des Arts et des Lettres.

 

Pedro Veríssimo – participação especial

 

O cantor e compositor, neto de Érico Veríssimo, iniciou sua trajetória musical como vocalista da banda Tom Bloch, conhecida por seu estilo indie rock com influências de artistas como Pixies, Radiohead e David Bowie. Posteriormente, seguiu carreira solo, explorando uma sonoridade mais intimista e diversificada, que inclui o álbum “Esboços” – um projeto que combina música, artes visuais e tecnologia, criando uma experiência sensorial diferenciada para o público. Pedro também tem atuado com a banda Marmota Jazz, em releituras de clássicos do jazz com um toque contemporâneo.

 

SERVIÇO

 

Ministério da Cultura e Grupo Zaffari apresentam: Concertos Comunitários Zaffari Feira do Livro

 

Data: 16 de novembro de 2025

 

Horário: 11h

 

Local: Praça da Alfândega

 

Classificação: Livre

Entrada Franca

Lei Federal de Incentivo à Cultura

 

Patrocínio: Grupo Zaffari e Itaú Unibanco

 

Produção cultural: Opus Entretenimento

 

Realização: Instituto Orquestra Theatro São Pedro, Ministério da Cultura, Governo Federal – do lado do povo brasileiro