
Vinícola que é tradição na produção brasileira apresenta novos produtos lançados neste ano.
A Vinícola Dom Cândido, no coração do Vale dos Vinhedos (RS), estará novamente na ProWine São Paulo 2025, a maior feira de vinhos e destilados das Américas. O evento deve reunir cerca de 15 mil visitantes, 1.400 marcas expositoras de 34 países e registra um crescimento de 15% no número de vinícolas brasileiras nesta edição, reflexo da força crescente do setor e do avanço de regiões como Serra Gaúcha, Campanha Gaúcha e Vale do São Francisco.
Confira quatro razões para visitar o estande da Dom Cândido durante a ProWine:
1 – A tradição do vinho brasileiro e a história da família Cândido Valduga
A trajetória da Dom Cândido remonta à chegada de Luigi e Leonor Valduga ao Brasil, em 1875. Desde então, a família Cândido Valduga construiu um legado no Vale dos Vinhedos que se transformou em referência na viticultura brasileira. A vinícola foi fundada em 1986 e hoje leva para o mundo a identidade de seus vinhos. Esta será a segunda participação na ProWine: em 2024, a estreia foi marcada por êxito em negociações com o trade e restaurantes de todo o país.
2 – O pioneirismo da uva Marselan
Foi a família Cândido Valduga quem introduziu a Marselan no Brasil, em 2001, após aceitar o desafio de plantar a casta — cruzamento entre Cabernet Sauvignon e Grenache — em Bento Gonçalves. A primeira colheita, em 2003, confirmou a adaptação exemplar da variedade, que hoje é símbolo de inovação e qualidade em diversas regiões produtoras do país. O primeiro rótulo 100% Marselan do Brasil, o “4ª Geração”, nasceu na Dom Cândido e abriu caminho para a popularização da uva em todo o Brasil.
3 – Conhecer a nova linha “3 Histórias”
Um dos destaques de 2025 que a vinícola leva à ProWine é a série “3 Histórias”, criada em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. Três vinhos que traduzem símbolos do trabalho no campo:
Trator – intenso e robusto, blend de 60% Marselan, 20% Merlot e 20% Petit Verdot. O rótulo já ganha espaço em restaurantes de alta gastronomia em São Paulo.
Desengaçadeira – elegante e estruturado, feito de 60% Merlot, 20% Cabernet Franc e 20% Pinot Noir, simboliza a modernização da vinificação.
Vindima – equilibrado e expressivo, com 60% Cabernet Sauvignon, 20% Tannat e 20% Petit Verdot, traduz o ápice do ciclo da uva.
Mais do que rótulos, são vinhos que transformam a memória da família Cândido Valduga em histórias que agora chegam à taça.
4 – O fortalecimento do vinho brasileiro no cenário internacional
A participação na ProWine reafirma o papel crescente do Brasil no mercado global de vinhos. Ao lado de outros produtores do Vale dos Vinhedos, a família Cândido Valduga mostra que o país acompanha tendências de consumo, amplia a história e o legado da tradição da vitinicultura brasileira, além de continuar impulsionando uma cadeia que impacta na geração de cerca de 100 mil empregos por ano no país.
Serviço
ProWine São Paulo 2025
Local: Expo Center Norte – São Paulo (SP)
Data: 30 de setembro a 2 de outubro
Estande coletivo da Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos)