
O encontro é uma oportunidade de integrar propostas e conectar instituições para recomendar e acompanhar políticas públicas que estimulem o desenvolvimento sustentável de destinos turísticos brasileiros
A Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS) participou da oficina estadual do movimento Vai Turismo 2025 – Rumo ao Futuro, iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que reúne lideranças do trade turístico em todo o país. A vice-presidente da ABAV-RS, Rita Vasconcelos, esteve presente no encontro que reuniu representantes do setor no Rio Grande do Sul para debater propostas e recomendações de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo.
“O Vai Turismo é um espaço essencial de diálogo e construção coletiva. A presença da ABAV-RS reafirma o papel das agências de viagens na formulação de soluções que tornam o turismo gaúcho mais competitivo, inovador e sustentável”, destacou Rita. Segundo ela, neste primeiro momento estão sendo reavaliadas as ações propostas na última edição do projeto, em 2021, para assim entender quais medidas seguem relevantes e quais devem ser alteradas ou acrescentadas na entrega final.
As contribuições levantadas durante as oficinas que ocorrem em todo o país integrarão o documento nacional do movimento, que servirá como referência estratégica para a gestão do turismo no Brasil, com diretrizes baseadas em governança, inovação, sustentabilidade, acessibilidade e tecnologia. No caso do Rio Grande do Sul, entre os pontos prioritários estão a modernização da infraestrutura turística, a qualificação do trade, a ampliação da conectividade digital e a valorização de destinos regionais como vetores de desenvolvimento socioeconômico.
Sobre o Vai Turismo
O movimento “Vai Turismo”, lançado pela CNC em 2021, já alcançou a inclusão do turismo em todos os planos de governo eleitos em 2022 e, em 2024, ampliou sua atuação com foco também nos municípios. Entre as ferramentas estão as propostas de políticas públicas e o painel de inteligência competitiva no turismo, que reúne dados estratégicos para apoiar decisões e fortalecer o setor.