Ação começa a valer na bilheteria física dia 2 de setembro e na compra online dia 01 de setembro

 

Durante todo o mês de setembro, um dos mais importantes museus do Rio Grande do Sul terá ingressos meia-entrada para todos os visitantes. O Museu de Ciências e Tecnologia (MCT) da PUCRS, em Porto Alegre, praticará o valor único de R$ 25,00 em suas entradas. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do museu ou pela plataforma Sympla, que já terá a venda com desconto disponível a partir do dia 01 de setembro. O objetivo é aproximar ainda mais a comunidade gaúcha do Museu em um momento que ele se prepara para receber muitas novidades.

 

Neste período, quem visitar o MCT encontrará logo no primeiro pavimento seus novos moradores, a Preguiça-gigante e o Dicinodonte. A réplica da preguiça, com 6 metros de comprimento, e a réplica do fóssil do Dicinodonte, um animal pré-histórico anterior aos dinossauros, são as primeiras atrações de uma nova exposição Extinção que está sendo preparada para o final do ano. “Extinção” vai abordar a relação entre animais pré-históricos já extintos e espécies atualmente ameaçadas da fauna brasileira. O primeiro andar do museu está passando por uma série de adaptações para receber, além destas réplicas, uma grande reformulação e diversos outros experimentos que serão parte da nova exposição.

 

As obras e a nova exposição Extinção fazem parte do Plano Plurianual de Atividades do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, que é financiado pela Lei Rouanet e conta com o patrocínio Mantenedor do Nubank; patrocínio Master da Marcopolo; patrocínio de Ultra, Ultragaz, Ipiranga, Instituto Unimed Porto Alegre, Unimed Porto Alegre e Statkraft; apoio de Grupo Ferrarin, Agrofel, Rio Grande Seguros e Previdência, Icatu e Farmácias São João; e realização do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, da Associação dos Amigos do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.

 

Além disso, entre as novidades apresentadas pelo Museu, também estão o Espaço Educativo Biodiversidade, uma sala vivencial, no terceiro pavimento, que já foi inaugarada. O espaço educativo e interativo é uma parceria da PUCRS com a STIHL para compartilhar conhecimento com foco na sustentabilidade e preservação do bioma Mata Atlântica. Ainda este ano, também será lançada a Exposição Mulheres na Ciência, destacando as descobertas e contribuições científicas realizadas por mulheres cientistas do passado até a atualidade. As histórias de nomes como o da polonesa Marie Curie, a britânica Rosalind Franklin e as brasileiras Neiva Guedes e Graziela Maciel Barroso estarão no Museu da PUCRS, promovendo a igualdade, o empoderamento e o protagonismo feminino.

 

Sobre o Museu da PUCRS

 

Com mais de setenta anos de existência, o Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS está alinhado com os princípios da Universidade de preservar e difundir o conhecimento por meio de seus acervos e exposições. O Museu possui cerca de 8 mil m² de área de exposição, distribuídos em três pavimentos, reunindo mais de 500 experimentos interativos que abordam temas relacionados à física, química, biologia, matemática, geografia, arqueologia, paleontologia, sistema solar e universo, entre outros.

 

O Museu recebe anualmente cerca de 250 mil pessoas. Aberto de terça a domingo, o Museu recebe famílias, turistas e grupos escolares de todo o Rio Grande do Sul e de outros Estados do país. O agendamento de grupos escolares é realizado através do site www.pucrs.br/mct. Para a visita de famílias e turistas não é necessário o agendamento prévio e os ingressos podem ser adquiridos diretamente na bilheteria ou pelo aplicativo Sympla.