Levantamento do Skyscanner revela que viajantes estão fugindo do frio e também buscam opções mais baratas, menos lotadas, além de estarem dispostos a ajustar datas para economizar

 

O inverno brasileiro está ganhando rotas diferentes das habituais. Se antes a estação fria era sinônimo de destinos serranos e clima europeu, agora o mapa do turismo nacional aponta para o Nordeste, que desponta como preferência entre os viajantes. De acordo com uma nova pesquisa do Skyscanner, realizada com mil brasileiros, 71% afirmam que pretendem viajar mais em 2025 do que nos anos anteriores, e 87% dizem estar dispostos a ajustar as datas da viagem para economizar.

 

Entre os destinos mais buscados na plataforma para viagens entre junho e setembro de 2025 estão São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. A presença marcante do Nordeste no ranking reforça a busca por temperaturas mais agradáveis e por preços mais competitivos fora do verão, quando o turismo na região costuma ser mais intenso. No cenário internacional, Santiago, Madrid e Lisboa lideram as preferências dos brasileiros.

 

A psicóloga Julia Pasquini é um exemplo de quem aproveitou essa estratégia. Ela acaba de voltar de uma viagem em família para Fortaleza, no Ceará. “Estava cansada do frio de São Paulo e queria levar minha família para a praia”, conta. “Pesquisando com antecedência no Skyscanner, encontrei a melhor passagem e hospedagem para um período fora da alta temporada. Aproveitamos dias de sol, gastamos menos e encontramos a cidade mais tranquila.”

 

Em 2025, entre os destinos nacionais com passagens mais baratas a plataforma identificou cidades como Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Para quem quer viajar para fora do país sem gastar muito, Santiago e Buenos Aires apresentam os melhores preços ao longo do ano. Já os meses de fevereiro, setembro e outubro oferecem as tarifas mais competitivas, favorecendo o planejamento de férias fora da alta temporada.

 

“Essa disposição para a flexibilidade e a busca por valor agregado refletem um comportamento de viagem mais maduro e estratégico”, afirma Isla dos Santos, especialista em Voos e Viagens do Skyscanner. “Mesmo em períodos de alta demanda, como as férias escolares de julho, há uma clara intenção de otimizar tempo e dinheiro para aproveitar ao máximo.”

 

Segundo Isla, uma boa estratégia para economizar em uma viagem é começar pela flexibilidade: voar em dias menos populares, como terça ou quarta-feira, costuma ser mais barato. “Além de comparar preços, é importante avaliar duração do voo, número de escalas e até horários. Diferenças pequenas podem representar boas economias”, orienta. Ela também recomenda considerar opções além dos hotéis tradicionais, como pousadas, aluguel por temporada e acomodações bem avaliadas, que podem trazer melhor custo-benefício, principalmente em destinos nacionais. Para aluguel de carro, reservar com antecedência e evitar retirada em aeroportos geralmente resulta em preços menores.

 

É possível ainda utilizar ferramentas como “explore o mundo inteiro”, do Skyscanner, que permite visualizar os destinos mais baratos a partir da cidade de origem, o que ideal para quem está aberto a novas possibilidades e quer aproveitar boas oportunidades.

 

Flexibilidade, experiências intensas e custo-benefício

 

Diante de um cenário econômico desafiador, os brasileiros têm adotado estratégias mais conscientes para viajar durante o inverno. Além dos 87% que dizem estar abertos a ajustar datas para economizar, 45% afirmam que já viajam em períodos menos populares para evitar preços altos e multidões.

 

Há também uma tendência clara por viagens mais otimizadas, em que os viajantes concentram diversas experiências em menos tempo, como roteiros que combinam natureza, gastronomia e cultura. Nesse contexto, o custo-benefício se tornou ainda mais decisivo: os brasileiros estão priorizando destinos onde o dinheiro rende mais, seja por conta do câmbio favorável, da infraestrutura acessível ou da oferta de atrações gratuitas ou de baixo custo.

 

A tecnologia tem papel fundamental no planejamento. Prova disso é que, no momento da pesquisa, 85% dos entrevistados já haviam planejado ao menos parte da viagem ou estavam buscando destinos. Ferramentas como comparação de preços, alertas de tarifa, filtros por data e flexibilidade de destino são apontadas como determinantes na hora da decisão. Não à toa, 59% dos respondentes utilizam plataformas de comparação para encontrar as melhores ofertas em passagens, hospedagem e aluguel de carro.

 

Sobre o Skyscanner

 

O Skyscanner é um dos principais aplicativos globais de viagens, ajudando viajantes a planejarem e reservarem suas viagens com facilidade e confiança. Todos os meses, o Skyscanner conecta milhões de viajantes, em 52 países e 32 idiomas, a mais de 1.200 parceiros de viagem confiáveis, para que possam encontrar as melhores opções de voos, hospedagem ou aluguel de carro.

 

Fundado em 2003, o Skyscanner possui escritórios em diversas partes do mundo, na Europa, Ásia-Pacífico e América do Norte, onde inovações centradas no viajante são desenvolvidas com base em dados e insights. Utilizando as tecnologias mais avançadas, o Skyscanner simplifica a complexidade das viagens e oferece soluções honestas e transparentes, pesquisando mais de 80 bilhões de preços todos os dias para que os viajantes tenham certeza de que estão vendo as melhores opções disponíveis, em um só lugar.