Categoria reconhece espetáculos de todo o país. As inscrições seguem até 15 de novembro.

 

Estão abertas as inscrições para a categoria Destaque Nacional do Prêmio Shell de Teatro, uma das mais tradicionais e longevas premiações da cena teatral brasileira. Criada para valorizar produções fora do eixo Rio-São Paulo, a categoria contempla espetáculos que tenham estado em cartaz entre 1º de novembro de 2024 e 31 de outubro de 2025 em qualquer outra cidade do país – exceto Rio de Janeiro e São Paulo. Lançado em 1988, o Prêmio Shell de Teatro é promovido pela Shell Brasil há mais de três décadas, reconhecendo a excelência e a diversidade das artes cênicas no país. As inscrições podem ser realizadas por meio do site até 15 de novembro: www.shell.com.br/pst

 

“O teatro brasileiro pulsa em diferentes territórios e linguagens. A categoria Destaque Nacional foi criada para refletir essa multiplicidade e ampliar o alcance da premiação. É uma forma de reconhecer artistas que movimentam a cena cultural em todo o país”, destaca Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Marca da Shell Brasil.

 

A seleção será feita por um júri especializado composto por Dane de Jade, Giovana Soar, Guilherme Diniz e Marcio Meirelles. Para participar, os espetáculos devem cumprir alguns critérios de elegibilidade, como:

 

Ter realizado no mínimo seis apresentações públicas presenciais;

Serem voltados ao público adulto (infantis e infantojuvenis não são elegíveis);

Terem sido encenados presencialmente (formato virtual não é aceito);

Serem de grupos ou profissionais com, no mínimo, três anos de atuação comprovada.

Além da ficha de inscrição, é necessário o envio de link com o espetáculo completo, preferencialmente via YouTube ou Vimeo, com acesso aberto ou por senha. Para acessar o regulamento completo, visite o site www.shell.com.br/pst

 

Na última edição, o Grupo Pavilhão da Magnólia, de Fortaleza-CE, foi vencedor da categoria com a peça “A Força da Água”.

 

“Receber o Prêmio Shell de Teatro – Destaque Nacional teve um impacto profundo para o Grupo Pavilhão da Magnólia. Atuando há mais de duas décadas desde o Ceará, esse reconhecimento reafirma nosso compromisso com o território de onde viemos, com nossas formas de criação coletiva e com os temas que nos atravessam. Em um país onde políticas públicas para pesquisa e continuidade artística são escassas, ser premiado nos fortalece e nos impulsiona a seguir resistindo e produzindo. Além do simbolismo, o prêmio amplia nossa visibilidade, contribui para a abertura de novos mercados, ativa diálogos com outros circuitos e potencializa articulações nacionais” explica Nelson Albuquerque, ator e fundador do grupo.

 

O ator e produtor do grupo, Jota Junior, ainda complementa reforçando o que o prêmio significa para classe teatral e a importância da categoria Destaque Nacional. “O Prêmio Shell de Teatro ocupa um lugar simbólico no imaginário de muitos artistas desde que começam a fazer teatro no Brasil. Por muito tempo, ele parecia restrito a quem conseguia circular pelos grandes centros, especialmente Rio de Janeiro e São Paulo. A criação da categoria Destaque Nacional representa, sem dúvida, um avanço importante ao ampliar o olhar da premiação e reconhecer outras formas de produção, organização e criação artística espalhadas pelo país. Essa abertura lança luz sobre trajetórias consistentes, muitas vezes invisibilizadas, e sobre cenas que resistem mesmo em contextos de precariedade. O teatro brasileiro é vasto, diverso e pulsante em todas as regiões”, comenta o produtor.

 

Sobre o Prêmio Shell de Teatro

 

Criado e realizado pela Shell Brasil desde 1988, o Prêmio Shell de Teatro é uma iniciativa proprietária da companhia e o mais longevo reconhecimento das artes cênicas em atividade no Brasil. Anualmente, contempla produções nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, premiando profissionais em categorias como Dramaturgia, Direção, Atuação, Cenário, Figurino, Iluminação, Música e Iniciativas de Impacto Social. Em 2023, o prêmio ampliou sua atuação com a criação da categoria Destaque Nacional, voltada a reconhecer espetáculos e artistas de outras regiões do país, fora do eixo Rio-São Paulo. Ao longo de mais de três décadas, o Prêmio Shell tem acompanhado as transformações da cena teatral brasileira, incentivando a diversidade estética, a inovação e o compromisso social da criação artística. A iniciativa reafirma o apoio contínuo da Shell à cultura como força crítica, criativa e transformadora.

 

Conheça o corpo de jurados do 36º Prêmio Shell de Teatro – Destaque Nacional:

 

Dane de Jade (atriz, pesquisadora e gestora cultural)

Giovana Soar (atriz, diretora, tradutora e curadora)

Guilherme Diniz (pesquisador, crítico cultural e professor)

Marcio Meirelles (encenador, dramaturgo e gestor cultural)

 

Inscrições e regulamento: https://www.shell.com.br/pst

 

Sobre a Shell

 

Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de Petróleo e Gás, Soluções Baseadas na Natureza, Pesquisa & Desenvolvimento e Trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de Biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis e lubrificantes da marca Shell. A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.