
O escritor, poeta, professor e tradutor Pedro Gonzaga lança neste sábado, dia 2 de agosto, seu 13º livro, Buenos Aires, Hora: Zero. A obra, que marca o retorno do autor à produção de crônicas, fala sobre a capital argentina, onde o porto-alegrense reside desde 2022, e também de amizades, dores, amores e personagens portenhos em histórias cheias de graça.
O lançamento, marcado para as 16h, no Instituto Ling, contará com sessão de autógrafos com o cronista e com uma conversa aberta ao público, tendo a participação do psicanalista e escritor Abrão Slavutzky. No bate-papo, eles vão discutir as fronteiras entre literatura e ensaio, além de abordar como a escrita é capaz de expandir o mundo e a vivência de cada um de nós. A entrada é franca.
Recolhidas ao longo de três anos, as crônicas trazem observações instigantes sobre o cotidiano portenho, apresentando um amplo panorama para quem já conhece Buenos Aires e para quem ainda não esteve no local. “De certo modo, a capital portenha é uma jovem Roma, com seus cinco séculos, tantas vezes refundada, em que prédios franceses, casas espanholas, caixotes funcionais, faraônicos prédios governamentais se mesclam sem critério algum, sitiados por fiações expostas, magníficas avenidas e parques mantidos com esmero. Por alguma razão, parece haver mais tempo num lugar composto por muitos lugares distintos. E mais possibilidades de beleza, porque o que sobrevive lampeja por entre fuligem, a mugre, as ruínas e os novos espigões envidraçados”, escreveu Pedro em um dos contos.
A publicação também conta com fotos da capital federal feitas por Tainá Henn, esposa do escritor. Entre elas está a imagem de capa do livro. “Como revisei e escrevi muitas das crônicas do livro de madrugada — e aproveitando o título de um tango do Piazzolla, Buenos Aires, hora zero — pedi à Tainá que tirasse uma foto de nossa janela para ilustrar, na capa, esta ideia de um horizonte dos eventos, entre o fim da noite e o início do dia. Piazzolla pensava na hora em que o tango começa, eu queria este instante em que a vida ainda não se joga no cotidiano”, conta Gonzaga.
Mais sobre Pedro Gonzaga
Professor, músico e escritor, tem 12 obras publicadas, entre conto, crônica, poesia e ensaio, tendo sido vencedor do Prêmio Minuano de Literatura, em 2024, com o livro Porto Alegre Blues. Também exerce a atividade de tradutor, com mais de 20 obras vertidas para o português. Doutor em Letras pela UFRGS, é cronista do portal Sler e do Estado da Arte, blog do Estadão.
Serviço
Lançamento do livro Buenos Aires, Hora: Zero, de Pedro Gonzaga
Com sessão de autógrafos e uma conversa aberta ao público, com a participação de Pedro Gonzaga e do psicanalista e escritor Abrão Slavutzky
Dia 2 de agosto, sábado, às 16h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. Por ocasião das enchentes em maio de 2024, o Instituto Ling lançou o Reconstrói RS, iniciativa em parceria com Federasul e Instituto Cultural Floresta que apoia obras de reconstrução e ações para a retomada da economia nas comunidades atingidas.
A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 11 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.