No inverno, sopas e caldos ganham espaço à mesa, mas é preciso atenção aos ingredientes para que a refeição seja realmente nutritiva.

 

Com a queda das temperaturas, muitas pessoas recorrem às sopas e caldos para aquecer o corpo e saciar a fome no jantar. Mas será que a sopa pode substituir uma refeição completa? Segundo o Dr. Daniel Magnoni, nutrólogo da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, a resposta é sim. “A sopa pode ser considerada uma boa opção para o jantar. Ela contém líquidos, proteínas, carboidratos e minerais importantes, dependendo de como for preparada. É janta, sim”, afirma o Dr. Daniel.

 

Para garantir que o consumo de sopas seja um hábito saudável, a escolha dos ingredientes faz diferença. O mais importante é evitar o excesso de sal, que costuma aparecer em caldos e sopas prontos ou em temperos ultraprocessados. Além disso, é fundamental consumir em um volume adequado, evitando exageros, e preferir preparações caseiras com alimentos naturais.

 

A sopa pode ser nutritiva ao incluir cortes magros de proteínas e uma variedade de legumes e verduras no preparo. “Todos os legumes e vegetais podem ser utilizados. É importante preparar o caldo com o cozimento de uma proteína como peixe, frango ou carne com pouca gordura, como por exemplo patinho, maminha e coxão duro, para extrair nutrientes de todos os alimentos”, orienta Magnoni. Entre os melhores ingredientes para enriquecer a sopa, o médico recomenda vegetais de folhas, cenoura, abóbora, chuchu e batata, sempre em equilíbrio para manter um prato leve.

 

Por outro lado, alguns cuidados são necessários na hora de servir. “Evite colocar pão, torradas ou croutons, que acrescentam calorias e carboidratos em excesso à refeição. Também não é indicado o uso de pimentas em grande quantidade, pois podem irritar o trato gastrointestinal. Prefira ervas aromáticas e utilize gorduras boas, como azeite de oliva, canola ou óleo de soja, mas em pouca quantidade”, completa o nutrólogo.

 

Combinando alimentos frescos e preparos caseiros, as sopas e caldos se tornam opções práticas e completas para o jantar, especialmente nos dias frios. Além de contribuírem para a hidratação do corpo, podem fornecer energia e nutrientes necessários para a rotina, sem abrir mão de sabor e leveza na hora de dormir.

 

Sobre a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

 

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conta com 3 Unidades de hospital geral (Pompeia, Santana e Ipiranga) que prestam atendimentos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade em neurologia, cardiologia e cirurgia robótica. As Unidades possuem Centro de Oncologia e de Hematologia habilitada para realizar o Transplantes de Medula Óssea.

 

É a primeira Rede de Hospitais fora do Canadá a obter a Certificação em nível Diamante da Qmentum Internacional. Além do Selo Amigo do Idoso, a Rede tem os serviços laboratoriais certificados pela PALC e ainda a Certificação Internacional da ABHH nos serviços de Hematologia e Transplante de Medula Óssea.

 

As Unidades Pompeia, Santana e Ipiranga prestam atendimentos privados que subsidiam as atividades de várias unidades administradas pela São Camilo no país e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). No Brasil desde 1922, a São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, foi fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com centros de educação, colégios e centros universitários.