Do mercado corporativo à abertura de uma galeria de arte com alma de casa, em São Paulo: como Ariela Mansur e Natasha Szaniecki uniram suas experiências de vida e trabalho para criar a NATA Art&Design

 

Um espaço que une arte e design, com curadoria, embora sem funcionar exatamente como uma galeria convencional ou uma loja. Um espaço híbrido, contemporâneo, fluido, onde as peças estão dispostas como numa casa, convidando à permanência – não à pressa de se consumir. Foi pensando nisso que as amigas Ariela Mansur e Natasha Szaniecki decidiram, depois de anos trabalhando no mercado corporativo, investir e abrir um espaço com todas essas características no coração de Pinheiros.

 

Surgiu assim a NATA Art&Design, um local vivo, que flutua entre galeria, loja e casa, onde arte e design se encontram de forma orgânica e afetiva. “A NATA mistura linguagens – arte, design, objetos – estamos constantemente em busca de novos artistas, mas também trabalhamos com aqueles que já possuem uma carreira no mundo das artes”, diz Ariela. “Queríamos um espaço acolhedor, com alma de casa, com peças exclusivas, únicas. Não vendemos produtos em série. Escolhemos a dedo obras e objetos com história, forma e intenção; cada peça ali é uma escolha, não um item de inventário”, completa.

 

Com trajetórias de vida e experiências profissionais diferentes, elas resolveram empreender na maturidade e provam que sempre é tempo para dar voz aos desejos. “Quando completamos 50 anos, nos encontramos e resolvemos nos unir nessa nova jornada. A partir de uma conversa num café, surgiu a ideia da NATA”, conta Natasha, explicando que um dos principais objetivos das duas é valorizar narrativas fortes e buscar artistas e designers que criam peças únicas. “Temos também a intenção de oferecer preços mais acessíveis, tornando o ato de colecionar obras de arte algo viável para mais pessoas”, diz. “Nosso foco principal é vender aquilo que realmente amamos. Acreditamos que nossa curadoria seja um diferencial importante, aliada ao nosso compromisso de oferecer peças exclusivas e especiais”, completa.

 

Filha do marchand baiano Valdemar Szaniecki, Natasha, 51 anos, mergulhou no mundo da arte desde cedo. Formada em Comunicação Social, trabalhou por mais de duas décadas como diretora de comunicação em grandes empresas, como Paramount+ e Endemol Shine, antes de decidir, em 2024, converter sua paixão herdada em um projeto próprio.

 

Ariela Mansur, também com 51 anos, passou a vida no mercado financeiro, até que a paixão por arte e design falou mais alto: deixou sua carreira e, ao lado de Natasha, inaugurou a NATA Art&Design em um elegante cubo de vidro projetado para alimentar a sensação de estar “em casa”.

 

Essa mudança radical de trajetória da comunicação e finanças para a arte mostra o poder do empreendedorismo na maturidade. “Aliamos experiência, segurança e propósito ao nosso negócio. Dar continuidade ao legado do pai foi um ato de afeto e identidade. A arte sempre esteve em minhas veias e trabalhar com ela me preenche em muitos sentidos”, afirma Natasha.

 

Maturidade como diferencial

 

O empreendedorismo na maturidade tem crescido de forma expressiva no Brasil nos últimos anos. Em 2024, o país alcançou o número recorde de 4,3 milhões de empreendedores com 60 anos ou mais, o que representa 14,3% do total de donos de micro e pequenos negócios, o maior percentual já registrado, segundo dados do Sebrae. Entre 2012 e 2023, esse grupo cresceu 53%, evidenciando uma tendência consolidada de envelhecimento ativo e produtivo.

 

Esse movimento é impulsionado por diversos fatores, como a busca por renda complementar após a aposentadoria, dificuldade de reinserção no mercado de trabalho formal e o desejo de continuar ativo profissionalmente. A maior parte desses empreendedores atua no setor de serviços (36%) e comércio (22%), com forte presença nas regiões Sudeste e Nordeste.

 

Segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), quase 90% dos empreendedores sêniores estão à frente do próprio negócio há mais de dois anos, o que demonstra maior estabilidade em comparação com empreendedores mais jovens.

 

“Esse cenário revela que a maturidade não é um obstáculo, mas sim um diferencial competitivo no mundo dos negócios. Experiência, rede de contatos e visão estratégica são nossos diferenciais. Olhamos para a criatividade, para o fascinante e para o único com as lentes de toda nossa trajetória de vida, conquistas profissionais e experiências e viagens”, afirma Ariela.