Nos últimos anos, a padaria artesanal tem capturado a atenção de consumidores em busca de autenticidade e sabor. A crescente busca por alimentos mais saudáveis e sustentáveis tem impulsionado este mercado.

 

As padarias artesanais estão abraçando várias tendências modernas que se destacam em meio ao cenário gastronômico global. O foco na sustentabilidade, por exemplo, tem ganhado força e um exemplo disso são os investimentos em embalagens biodegradáveis e em processos produtivos que minimizam o desperdício.

 

Além disso, a inovação dos produtos é prioridade. Os consumidores, cada vez mais exigentes, procuram por novas experiências e sabores diferenciados, o que leva as padarias a experimentarem novos ingredientes e combinações. Assim, novos pães com grãos ancestrais, fermentações longas e sabores inesperados estão conquistando espaço nas prateleiras.

 

Segundo Marcelo Politi, especialista em negócios gastronômicos, entre as tendências destacam-se o uso de ingredientes sustentáveis e locais, fermentação longa, inclusão de superalimentos e produtos customizados para atender diferentes restrições alimentares. Essas tendências refletem o desejo dos consumidores por autenticidade e responsabilidade ambiental.

 

Os benefícios de comprar em uma padaria artesanal incluem o uso de ingredientes naturais, muitas vezes orgânicos, que resultam em menor exposição a conservantes e aditivos químicos. Os pães de fermentação natural, por exemplo, além de serem mais saborosos são mais fáceis de digerir por causa do processo de fermentação lento, que quebra o glúten e outros compostos difíceis para o organismo. Já os brioches artesanais são feitos com manteiga verdadeira, resultando em um produto de qualidade superior.

 

Entre os produtos que ganham destaque estão croissants, pães de fermentação natural e opções sem glúten. Os produtos são feitos com técnicas tradicionais que garantem sabor e textura únicos, além de utilizar leveduras selvagens que melhoram a digestão e acrescentam um toque especial.

 

Ainda, segundo Politi, a padaria artesanal desponta como uma forte tendência no cenário gastronômico atual, unindo o melhor da tradição e inovação. “Os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes, buscando produtos que não apenas satisfaçam o paladar, mas que também reflitam um compromisso com a saúde e o meio ambiente”. O mentor da Politi Academy explica que estabelecimentos que utilizam práticas artesanais têm a oportunidade de se destacar nesta nova era de consumo consciente. “Ao oferecer produtos feitos com carinho e ingredientes de qualidade é possível promover uma experiência culinária única e memorável”, conclui.

 

Sobre Marcelo Politi – formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Aos 29 anos, foi o primeiro executivo contratado como diretor de Marketing pela rede de hotéis francesa Sofitel no Brasil. Foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil e gerenciou mais de 500 funcionários. O empresário é fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço.

 

Sobre a Politi Academy ( https://politiacademy.com.br/ ) – fundada há cinco anos, a plataforma tem à frente o especialista em negócios gastronômicos Marcelo Politi. Por meio de técnicas de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros ensinamentos, o mentor já auxiliou mais de 3.000 empresários do setor de food service. O principal objetivo é trazer lucro, liberdade financeira, qualidade de vida e crescimento exponencial aos seus mentorados. Por meio da Politi Academy também acontece anualmente o movimento Acelera Food Nation, que reúne grandes nomes da gastronomia em um evento focado em aceleração de negócios do setor.