
Madre Terra apresenta linha super premium na Wine South America, lançando dois varietais: Chardonnay e Pinot Noir, ambos da Safra 2023
A vida é feita de ciclos, de mudanças que se costuram delicadamente no tecido do tempo, a mais implacável das medidas. A cada passo, novos rastros, novas marcas, e tudo renasce em novas formas, alterando a arte de viver. A série MetamorfoseZ chega com este conceito de continuidade do fio interminável da vida, por isso as linhas infinitas nos rótulos. O Madre Terra MetamorfoseZ Chardonnay Safra 2023 e o Madre Terra MetamorfoseZ Pinot Noir Safra 2023 são vinhos que buscam o tempo, a complexidade do terroir, mas também o refinamento na madeira. As novidades podem ser conferidas na Wine South America, em Bento Gonçalves, e logo estarão no mercado.
O nascimento do portfólio da Madre Terra nasceu com a linha VentreZ, depois veio a CicloZ, até chegar a MetamorfoseZ, obedecendo as fases da vida, fazendo uma menção especial às mulheres que geram vida. Estes dois rótulos inauguram a história da linha voltada a vinhos super premium e são fruto de uma ampla proposta focada na agricultura regenerativa que busca restaurar os ecossistemas e práticas agrícolas que promovem a biodiversidade.
O Madre Terra MetamorfoseZ Chardonnay Safra 2023 é um vinho elaborado com 100% de uvas Chardonnay, cultivadas na Serra do Sudeste. O cuidado em todas as etapas confere ao vinho a essência e a harmonia que os micros lotes desvelam. A passagem por 12 luas em quatro diferentes perfis de barricas de carvalho francês de primeiro uso deriva na criação de um vinho autêntico à identidade do varietal.
O Madre Terra MetamorfoseZ Pinot Noir Safra 2023 é um vinho 100% varietal, que expressa a elegância desta casta cultivada na Serra do Sudeste. Amadurecido em duas barricas de carvalho francês de 500 litros, nasceu nobre com 14.1% de álcool, com afinamento e maciez que conferem a ele taninos macios, uma acidez vibrante e equilibrada pronúncia as notas de frutas e madeira.
Ambos os vinhos valorizam a autenticidade na metamorfose das uvas e da proposta da vinícola, a fim de construir em cada um dos rótulos diversas camadas de sabor e aromas que proporcionam experiências memoráveis.
Mais sobre a vinícola
A Madre Terra tem hoje 3,7 hectares de área cultivada com vinhedos próprios, sendo 1,5 hectare em produção. São vinhas que gestam castas tintas como a Cabernet Franc, Merlot, Teroldego e Pinot Noir, além das brancas Riesling, Chardonnay e Gewurztraminer. A produção controlada fica entre 6 a 8 mil quilos por hectare. Situada na Capela São João, a 847 metros de altitude, a propriedade se dedica a agricultura regenerativa, com práticas sustentáveis capazes de restaurar os ecossistemas, promovendo a biodiversidade com o cultivo de plantas de cobertura e o manejo integrado de pragas. Assim, a preservação e reestruturação da vegetação nativa do entorno integra de forma harmônica o vinhedo à paisagem, além de proporcionar um melhor equilíbrio térmico das áreas e reduzir o impacto dos ventos no início do ciclo vegetativo. Ao cooperar com a natureza, a Madre Terra oferece uma alternativa promissora e sustentável, respeitando a maior expressão do terroir. Na Madre Terra, o tempo de afinamento dos vinhos é contado em luas, reconhecendo a importância astral para os ciclos terrenos e honrando a sabedoria ancestral. A lua é o relógio celeste que dita o ritmo dos dias, dos ciclos da natureza, das marés, das colheitas. Cada ciclo lunar completo tem 29,5 dias.
OS VINHOS
Madre Terra Metaformosez Chardonnay Safra 2023
Temperatura de serviço: 10_13Cº
Graduação Alcóolica: 14.2%
Terroir: Serra do Sudeste
Produção: 1.200 garrafas
Aspectos Visuais: Límpido e brilhante, amarelo ouro com reflexos dourados.
Aspectos Olfativos: Notas de abacaxi e maracujá em calda, passando por flores brancas como a rosa. Passando para os terciários, notas de coco, manteiga de cacau, chocolate branco, baunilha. Aportados pelos quatro diferentes estilos de barricas.
Aspectos Gustativos: Com uma acidez viva, complementada por uma sensação aveludada e quente, as notas de frutas e especiarias são elementos marcantes de boca desse Chardonnay.
Maturação: Este vinho possui 12 luas de passagem por barricas de carvalho francês de primeiro uso e descansou em garrafa em cave subterrânea por 6 luas.
Tempo de guarda: Para melhor apreciação, sugerimos consumi-lo em até 120 luas.
Sugestões de harmonização: Manta de pirarucu com purê de banana da terra; Brandage de cogumelos silvestres; Codorna ao molho de frutas amarelas tropicais; Sapecada de pinhão.
Madre Terra MetamorfoseZ Pinot Noir Safra 2023
Temperatura de serviço: 16°C a 18C°
Graduação Alcóolica: 14.1%
Terroir: Serra do Sudeste
Produção: 1.330 garrafas
Aspectos Visuais: Límpido e brilhante, de coloração vermelho rubi com reflexos vermelho cereja.
Aspectos Olfativos: No nariz vibram notas de framboesa, morango e cereja, características da casta, complementadas pelas notas das barricas de carvalho francês de 500L. Notas de incenso, baunilha e nuances de tabaco.
Aspectos Gustativos: Com taninos macios, a acidez vibrante e equilibrada pronuncia as notas de frutas e madeira.
Maturação: Este vinho possui 12 luas de passagem por barricas de carvalho francês de primeiro uso e descansou em garrafa em cave subterrânea por 6 luas.
Tempo de guarda: Para melhor apreciação, sugerimos consumi-lo em até 120 luas.
Sugestões de harmonização: Harmoniza com o tradicional boeuf bourguignon, Coq au vin, Galinhada.
Madre Terra AuraZ Gewurztraminer Barricado Safra 2023
Temperatura de serviço: 10°C a 12°C
Graduação Alcoólica: 13%
Terroir: Campanha Gaúcha
Produção: 375 garrafas
Tempo de guarda: Para melhor apreciação, apreciá-lo em até 60 luas.
Aspectos Visuais: De coloração amarelo palha com reflexos dourados, límpido e de baixa intensidade.
Aspectos Olfativos: Apresenta aroma intenso de flores brancas como Dama da Noite, Jasmim, rosa branca e frutas como lima da Pérsia, lichia e bacuri. Notas de gengibre e toranja também se apresentam. As baunilhas e o coco se mostram trazendo a delicadeza da passagem por barrica.
Aspectos Gustativos: Vinho seco, acidez equilibrada, boa estrutura em boca, intensidade de sabor alta e final de boca longo.
Sugestões de Harmonização: Este vinho, por ter uma acidez vibrante, possui alto potencial gastronômico. Pode ser servido com nhoque de mandioca com molho de coco defumado, filé de peixe filhote ao molho de beurre blanc de toranja.
O nome MetamorfoseZ
O nome traduz a marca da vinícola na percepção das fases da vida, entendendo que cada ciclo tem sua importância na vida e que a transformação faz parte da evolução, valorizando o ontem, o hoje e o amanhã. A marca chega no seu momento ideal, depois de ter dado espaço para o nascimento da VentreZ e a evolução até chegar à linha CicloZ, numa espécie de linha do tempo.
O nome AuraZ
A energia da Madre Terra transborda por todas as formas de vida. Pulsa. Irradia. Emana. Reverbera. Sopra a brisa amena entre o terroir e o etéreo, revelando vinhos com AuraZ. A Madre Terra AuraZ é uma linha de edição limitada, que somente ocorre quando acontece a junção de elementos sutis que ensejam a elaboração de vinhos especiais como é o caso deste Gewurztraminer.
A natureza da Madre Terra
A propriedade é um convite a interagir com a natureza. São mais de 500 árvores ornamentais de 80 diferentes espécies, todas catalogadas e que poderão ser visitadas e conhecidas por todos que visitarem a propriedade. Com múltiplas cores, diferentes origens e tamanhos, que transformam o cenário em cada estação do ano, as plantas formam um ‘oásis’ da biodiversidade com bosques que se encaixam nas ondulações da geografia. Em um deles, um verdadeiro santuário batizado com o nome de Catedral Gótica da Natureza. Cinco lagos naturais deixam a paisagem ainda mais encantadora.