Centro comercial reforça compromisso com a inclusão e chama atenção para o papel dos brinquedos no desenvolvimento de crianças autistas.

 

No mês de abril, dedicado à conscientização sobre o autismo, brinquedos desenvolvidos para auxiliar no estímulo de atenção, concentração, foco e memória em crianças autistas ganham destaque no Pop Center. Com selo identificador e fácil acesso em lojas do centro comercial, esses brinquedos têm sido cada vez mais procurados por famílias, educadores e profissionais da saúde.

 

Disponíveis em lojas do Pop Center, os produtos vão desde jogos educativos que ensinam horas, quantidades e sequência lógica de formas, até quebra-cabeças de expressões, que permitem montar rostos conforme o sentimento do dia, além de jogos para separação de cores. Há também brinquedos sensoriais, que estimulam o toque e proporcionam satisfação e bem-estar.

 

Além de recursos importantes para o desenvolvimento infantil, esses brinquedos também têm se mostrado uma opção sensível e consciente de presente de Páscoa — uma alternativa que vai além do chocolate e contribui de forma positiva no dia a dia das crianças.

 

Para Elaine Deboni, CEO do Pop Center, iniciativas como essa reforçam o papel social do centro comercial. “A inclusão também passa pelo brincar. O Pop Center tem o compromisso de ser um ambiente acessível e acolhedor para todos. Quando temos brinquedos pensados para o desenvolvimento de crianças com autismo, mostramos que esse cuidado começa desde cedo e está presente até nas brincadeiras”, afirma.

 

A lojista Tânia Campos Rodrigues, que atua há anos no Pop Center, desde o primeiro dia de vida do centro comercial, percebe o impacto direto dessa demanda. “Temos muitos clientes na Mell Presentes que buscam esses brinquedos, que acompanham nossas redes sociais para saber quando chegam novidades. Tem crianças que entram no Pop Center e já vêm direto para a nossa loja. Professoras também nos procuram para comprar esses produtos. Temos clientes de todo o Estado — um menino de Lajeado, que tem autismo, por exemplo, toma café vendo nossos stories e acompanhando os brinquedos e jogos que publicamos. Fico muito feliz em alcançar esse público”, relata.

 

Recursos lúdicos como aliados

 

Estudos indicam que brinquedos educativos e sensoriais contribuem significativamente para o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), auxiliando na atenção, regulação emocional, habilidades motoras e cognitivas. Jogos que trabalham a resolução de problemas, o raciocínio lógico e a identificação de emoções, por exemplo, são ferramentas eficazes para promover concentração e comunicação. Já brinquedos sensoriais ajudam a reduzir o estresse e promovem bem-estar. Conforme o portal especializado Caminhos do Autismo, esses recursos lúdicos são reconhecidos como aliados importantes tanto em casa quanto em contextos terapêuticos e educacionais.

 

Sobre o POP Center Porto Alegre

 

O Centro Popular de Compras de Porto Alegre – Pop Center é um shopping popular construído por meio de uma parceria público-privada, contando com cerca de 600 lojas ocupadas e 200 disponíveis para locação, em 20 mil metros quadrados de área comercial. Localizado na Avenida Júlio de Castilhos, 235, no Centro Histórico de Porto Alegre, o Pop Center está em atividade desde fevereiro de 2009 e foi desenvolvido para formalizar e impulsionar o crescimento dos antigos camelôs, hoje comerciantes regularizados.