
Com contos cheios de imaginação, os novos episódios do podcast ensinam crianças a se conectarem com a natureza e adotarem atitudes mais conscientes
A partir do mês de julho, os pequenos ouvintes poderão embarcar em novas aventuras sustentáveis com os dois episódios inéditos do podcast infantil Contos da Capivara, que traz as histórias A Abacateira e Os Encantados. Narrada pela capivara Clara, a produção é uma iniciativa da editora Poétika e do movimento Verdes Marias — formado por três irmãs que promovem uma vida mais consciente a partir de microrrevoluções sustentáveis.
Lançado em 2022, o podcast infantil já ultrapassou a marca de 400 mil reproduções e vem conquistando espaço em escolas de todo o Brasil como ferramenta educativa. O projeto aposta no poder da imaginação para trazer temas como sustentabilidade e educação ambiental, incentivando hábitos conscientes desde a infância e para toda a família. As novas histórias apresentam temas como economia circular, mudanças climáticas e o cuidado com o meio ambiente por meio da contação de histórias.
“Descobrimos no podcast uma ferramenta poderosa para levar educação ambiental para as crianças e suas famílias de forma lúdica, por meio do entretenimento. Brincamos que estamos escondendo a couve na pipoca!”, comenta Mariana Moraes do Verdes Marias.
Conheça um pouco das novas aventuras
Em A Abacateira, a simpática capivara Clara narra a história de uma neta que compartilha momentos afetivos com sua avó em uma fazenda de abacates, aprendendo sobre a sabedoria da natureza e o valor das pausas. Quando a avó sofre um acidente, a plantação e os animais parecem entristecer com sua ausência. A menina, então, encontra uma forma sensível e criativa de animar a avó e revitalizar o ambiente, mostrando como afeto, cuidado e reconexão com a natureza podem transformar momentos difíceis. O episódio, escrito pelo Verdes Marias, é uma fábula poética sobre amor, sustentabilidade e os ciclos da vida, com o apoio da Fundação Ellen MacArthur, referência no tema de economia circular.
Já Os Encantados, de autoria de Maickson Serrão, leva os ouvintes a uma jornada pela floresta amazônica, onde um menino sensível ao chamado da natureza, se conecta com seres míticos como a Iara, o boto-cor-de-rosa e a cobra grande. Ao receber um colar mágico, ele passa a enxergar os impactos reais da degradação ambiental e lidera uma aliança entre humanos e encantados em defesa das águas e da floresta. A narrativa aborda a preservação como um gesto de escuta, reconhecimento e respeito à vida ancestral e conta com algumas dicas sobre microrrevoluções da Amazônia de Pé, no final do capítulo.
Temas relevantes do universo infantil
Seguindo a proposta de conectar educação e diversão, um dos destaques dessa nova temporada é a participação de Maickson Serrão, criador do podcast Pavulagem e integrante do povo Tupinambá da Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns, no Pará. Ele conta que a oportunidade de participar do episódio Os Encantados surgiu por meio do convite de uma das integrantes do Verde Marias. “Fui ouvir para entender como os episódios eram organizados. Gostei bastante, principalmente de um episódio que fala sobre brinquedos reaproveitados, que são transformados em novos brinquedos. Achei muito legal e decidi que queria fazer um também”, relembra.
Sua participação trouxe uma perspectiva ancestral para o podcast, conectando oralidade, encantamento e preservação ambiental. “Eu conto histórias sobre os seres encantados da floresta amazônica, então isso está muito na minha veia, na minha criação desde criança”, afirma. Ele explica que foi a partir desse repertório que decidiu abordar a sustentabilidade de um jeito próprio. “Eu decidi que precisava falar de sustentabilidade de uma forma que usasse os seres encantados. Essa é uma história de ficção, mas que traz a essência desses seres — o diálogo deles com a natureza viva, com a preservação, com o cuidado. Eles são protetores, são guardiões. Então acho que tinha tudo a ver falar de sustentabilidade, de questões climáticas, envolvendo os encantados. Trouxe esses personagens a partir de toda essa minha vivência — e, de certa forma, também estou falando de mim”, explica.
Maickson também reforça a importância de educar as novas gerações sobre questões ambientais. “Eu acho que é primordial a gente ensinar os nossos pequenos sobre questões de mudanças climáticas, sobre sustentabilidade, sobre viver em harmonia com a natureza, com o meio ambiente, porque eles que ficarão cuidando do planeta e a gente precisa torná-los conscientes dessa importância de cuidar”.
Parcerias que fortalecem a mensagem
Os novos episódios também contam com colaborações institucionais que reforçam sua proposta educativa. A Fundação Ellen MacArthur participa de um dos episódios (A Abacateira), ampliando o debate sobre economia circular. Para Gustavo Alves, gerente de Inovação para a América Latina na organização, é de grande importância introduzir o conceito desde cedo para as crianças. “A discussão sobre economia circular frequentemente se concentra no ciclo técnico de produtos como roupas e eletrônicos. No entanto, é importante lembrar que os alimentos e produtos de base biológica também são parte desse modelo. Para mim, falar de economia circular no contexto alimentar não só tangiliza o conceito, mas também o torna mais acessível no dia a dia. A abordagem das Verdes Marias, ao levar esse tema para as crianças de uma maneira tão criativa, foi o que mais nos entusiasmou, pois acreditamos que a educação é um habilitador para construir um futuro verdadeiramente circular”.
Outra apoiadora e patrocinadora dos novos episódios do projeto é a Mustela Brasil, que fortalece o elo entre infância e consciência ambiental ao lado das Verdes Marias. A parceria com o Contos da Capivara surge como uma extensão natural do compromisso da marca com as famílias e a educação. “Na Mustela, acreditamos que o cuidado começa desde cedo — com a pele, com as relações e com o planeta”, afirma Marilla Mesquita, diretora de Marketing, Vendas e ESG da Mustela Brasil.
Segundo ela, apoiar iniciativas como essa amplia o impacto positivo da marca ao ir além dos produtos e fortalecer vínculos com propósito. “A oportunidade surgiu a partir do nosso desejo de nos conectar com as famílias de forma mais profunda e significativa, por meio de conteúdos que inspiram vínculos e promovem valores alinhados ao nosso propósito. Acreditamos que apoiar iniciativas como essa é uma forma de ampliar o impacto positivo da marca, indo além dos produtos e contribuindo para a construção de um futuro mais consciente”, completa.
O compromisso com a circularidade também faz parte da estratégia da Mustela, que acredita no poder da educação como catalisadora de mudanças duradouras. “As crianças de hoje são os adultos que tomarão decisões no futuro. Ensinar sobre cuidado e preservação ambiental ajuda a formar uma geração mais empática, consciente e comprometida com um futuro sustentável. Quando educamos crianças sobre práticas sustentáveis, estamos plantando sementes de mudança real. Afinal, um futuro mais saudável começa com atitudes cuidadosas no presente”, complementa.
Capivara é pop, escute a Clara!
Os episódios estão disponíveis gratuitamente nas principais plataformas de áudio, como o Spotify. e o Youtube. Para saber mais sobre a iniciativa, acesse https://www.instagram.com/podcast_contosdacapivara/
Sobre o Verdes Marias
O Verdes Marias é um movimento idealizado por três irmãs – Mariana Moraes, Maria Carolina Moraes e Maria Clara Moraes – que buscam inspirar as pessoas a levarem uma vida mais sustentável, por meio de microrrevoluções em suas vidas. Ele é baseado nos eixos: “Por menos lixo, mais orgânicos e uma vida mais consciente” trazendo sempre a questão climática e um convite à ação. As Verdes Marias estão no Tiktok, com mais de 520 mil seguidores (com quase 9 milhões de curtidas), Instagram (230k), Youtube, o podcast Microrrevoluções e o podcast infantil Contos da Capivara, além de cursos e palestras.