A cozinha internacional não é apenas uma experiência sensorial, ou seja, é uma linguagem universal que comunica história, tradição e identidade. Em um cenário gastronômico cada vez mais globalizado, chefs e estabelecimentos vêm apostando na fusão de sabores e técnicas de diferentes países para encantar paladares e expandir horizontes.

 

“A comida tem o poder de conectar pessoas. Quando um cliente experimenta um prato típico de outro país, ele está vivenciando uma parte da cultura daquele povo. Isso é mais do que gastronomia, é hospitalidade, é pertencimento”, afirma Marcelo Politi, especialista em gestão de negócios gastronômicos.

 

A difusão da gastronomia global ganhou força com a popularização de pratos como sushi japonês, o curry indiano e os tacos mexicanos. Mas a verdadeira revolução está na forma como os profissionais do setor estão ressignificando essas tradições ou respeitando suas raízes, mas também adaptando sabores aos contextos locais e às novas demandas dos consumidores. “A inovação na cozinha acontece quando a gente mistura o respeito à tradição com a liberdade criativa. É aí que nascem experiências únicas e memoráveis”, destaca Politi.

 

Com o avanço da globalização e a facilidade de acesso a ingredientes antes considerados exóticos, restaurantes ao redor do mundo vêm ampliando seus cardápios e apostando em menus mais diversos, que exploram o intercâmbio cultural por meio do paladar. Essa tendência é reforçada pelo crescente interesse do público por gastronomia de experiências, que vai muito além do simples ato de comer.

 

Além disso, temas como sustentabilidade, gastronomia baseada em plantas e a personalização de pratos têm se tornado pilares do futuro da cozinha internacional. Consumidores mais conscientes e conectados exigem mais transparência e propósito em tudo o que consomem, inclusive na alimentação.

 

Em eventos, festivais e experiências gastronômicas temáticas, a cozinha internacional segue cumprindo seu papel de promover encontros, valorizar a diversidade e abrir espaço para um diálogo global que começa no prato e se estende para além da mesa.

 

Para os profissionais da gastronomia, entender e explorar esse universo é mais do que uma tendência, ou seja, tornou-se uma oportunidade de evoluir com o mercado, inovar no cardápio e conquistar clientes cada vez mais exigentes e culturalmente curiosos. “O futuro da gastronomia está em entregar mais do que comida: é entregar valor e conexão com o cliente. Quem entender isso vai sair na frente”, explica Politi, responsável por trazer as operações do Hard Rock Café para o Brasil.

 

Sobre Marcelo Politi – formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Aos 29 anos, foi o primeiro executivo contratado como diretor de Marketing pela rede de hotéis francesa Sofitel no Brasil. Foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil e gerenciou mais de 500 funcionários. O empresário é fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço.

 

Sobre a Politi Academy ( https://politiacademy.com.br/ ) – fundada há cinco anos, a plataforma tem à frente o especialista em negócios gastronômicos Marcelo Politi. Por meio de técnicas de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros ensinamentos, o mentor já auxiliou mais de 3.000 empresários do setor de food service. O principal objetivo é trazer lucro, liberdade financeira, qualidade de vida e crescimento exponencial aos seus mentorados. Por meio da Politi Academy também acontece anualmente o movimento Acelera Food Nation, que reúne grandes nomes da gastronomia em um evento focado em aceleração de negócios do setor.