Gratuitas, atividades acontecem no Pátio B

 

A edição de julho do Sarau no Museu e os jogos e brincadeiras da Estação Férias marcam a programação desta semana (15 a 20 de julho) do Museu da Língua Portuguesa, uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo. Gratuitas, as duas atividades vão acontecer no Pátio B, sem a necessidade de retirada antecipada de ingresso.

 

Com curadoria da Livraria Megafauna, o Sarau no Museu de julho está marcado para o dia 19, a partir das 17h. As convidadas especiais desta edição serão as escritoras Angélica Freitas, Marília Garcia e Tatiana Nascimento e a cantora Juliana Perdigão. O microfone também ficará aberto para quem quiser mostrar o seu trabalho.

 

Angélica e Juliana apresentarão a performance Radiorama, uma intervenção poética e musical a partir de um radinho de pilha. Marília Garcia se debruçará sobre o luto pessoal e obras de Mira Schendel em Lia, Mira, Maria. Já Tatiana Nascimento mostrará o projeto derrama um sono bom em mim, no qual mescla canções e poemas autorais com áudios de sonhos de pessoas negras e LGBTQIAP+.

 

Outro destaque da programação é a Estação Férias, que se estende até 29 de julho, de terça a domingo, das 10h às 17h. Sob comando da equipe da Crialudis, a ação promove jogos, brincadeiras e oficinas para celebrar a riqueza e a diversidade cultural dos falares da nossa língua, em diálogo com a atual mostra temporária Fala Falar Falares. Tem sido um sucesso a instalação Parlendorias, na qual crianças e suas famílias são desafiadas a acertar adivinhas e falar corretamente todas as palavras de trava-línguas.

 

No sábado, dia 19, às 14h, a Trupe Trapaceiros ocupa o Pátio B com o espetáculo Quando acordei, o circo já tinha ido embora. Com números de acrobacia e malabarismo, os artistas Edi Almeida e Marcelo Paixão, com os musicistas Camila Borges, Didi Carvalho e Elias de Jesus resgatam histórias de circos itinerantes que armam suas lonas em cidades de todo o país. A apresentação integra a programação da Estação Férias.

 

Mostra temporária

Em cartaz até 14 de setembro, a mostra temporária Fala Falar Falares aborda o ato de falar, um superpoder do ser humano, e destaca a variedade de sotaques brasileiros. Para isso, os curadores Daniela Thomas e Caetano W. Galindo criaram experiências audiovisuais e interativas nas quais o visitante é surpreendido ao se ver no meio de uma instalação em que pessoas de diversos lugares do país se orgulham da maneira que falam.

 

A exposição temporária Fala Falar Falares conta com patrocínio máster da Petrobras e da Motiva, por meio do Instituto CCR; patrocínio do Instituto Cultural Vale; apoio do Grupo Ultra e do Itaú Unibanco – todos por meio da Lei Rouanet.

 

SERVIÇO

Sarau no Museu com Angélica Freitas, Marília Garcia, Tatiana Nascimento e Juliana Perdigão

Dia 19 de julho (sábado), às 17h

Pátio B

Grátis

 

Estação Férias

Até 29 de julho, de terça a domingo, das 10h às 17h

Pátio B

Grátis

 

Espetáculo Quando acordei, o circo já tinha ido embora, com Trupe Trapaceiros

Dia 19 de julho (sábado), às 14h

Pátio B

Grátis

 

Mostra temporária Fala Falar Falares

De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)

R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)

Grátis para crianças até 7 anos

Grátis aos sábados e aos domingos

Acesso pelo Portão A

Venda de ingressos na bilheteria e pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/90834/d/299723

 

Museu da Língua Portuguesa

Praça da Luz, s/n° – Luz – São Paulo

 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

 

Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.

 

O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.

 

PATROCÍNIOS E PARCERIAS

A Temporada 2025 do Museu da Língua Portuguesa conta com patrocínio máster da Petrobras e da Motiva, por meio do seu Instituto; patrocínio do Instituto Cultural Vale; apoio do Grupo Ultra, por meio do Instituto Ultra, do Itaú Unibanco, e do UBS BB Investment Bank. Conta ainda com as empresas parceiras Instituto Votorantim, Unipar, Machado Meyer, Porto e Verde Asset Management. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.

 

O Estação Férias conta com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC ICMS) do Governo do Estado de São Paulo.