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{"id":11230,"date":"2024-11-19T13:12:14","date_gmt":"2024-11-19T16:12:14","guid":{"rendered":"https:\/\/gilpimentel.com.br\/site\/?p=11230"},"modified":"2024-11-19T13:12:14","modified_gmt":"2024-11-19T16:12:14","slug":"61-dos-brasileiros-acima-de-18-anos-consomem-cerveja-revela-pesquisa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/gilpimentel.com.br\/site\/61-dos-brasileiros-acima-de-18-anos-consomem-cerveja-revela-pesquisa\/","title":{"rendered":"61% DOS BRASILEIROS ACIMA DE 18 ANOS CONSOMEM CERVEJA, REVELA PESQUISA"},"content":{"rendered":"

Estudo da Brazil Panels aponta sabor como o principal fator para escolha da marca<\/p>\n

Um levantamento realizado pela Brazil Panels, empresa de pesquisa de mercado e marketing full service, em parceria com a Ag\u00eancia Conex\u00e3o Vasques, revelou dados significativos sobre os h\u00e1bitos de consumo de cerveja no Brasil. O estudo mostra que 61% dos brasileiros consomem cerveja.<\/p>\n

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Entre os 1.715 respondentes de todas as regi\u00f5es do pa\u00eds, 3,5% bebem diariamente, com uma concentra\u00e7\u00e3o maior nas regi\u00f5es Sudeste e Centro-Oeste. Al\u00e9m disso, 13,1% consomem de duas a tr\u00eas vezes por semana, enquanto 16,15% bebem uma vez por semana. O estudo tamb\u00e9m aponta que 8,9% dos consumidores apreciam a bebida de uma a tr\u00eas vezes por m\u00eas, e 19,4% consome cerveja raramente.<\/p>\n

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“A diversidade nos h\u00e1bitos de consumo, variando do di\u00e1rio ao ocasional, assim como as diferen\u00e7as sociodemogr\u00e1ficas observadas, oferecem dados valiosos sobre o comportamento dos consumidores brasileiros em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 cerveja”, ressalta Claudio Vasques, CEO da Brasil Panels e Conex\u00e3o Vasques.<\/p>\n

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Marcas de cerveja mais consumidas<\/p>\n

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As marcas de cerveja mais consumidas regularmente no Brasil incluem Brahma (43,1%), Heineken (40,6%), Skol (36,6%), Amstel (33,2%) e Budweiser (28,8%). Em seguida, aparecem Antarctica (27,6%), Itaipava (26,5%), Stella Artois (18%), Petra (16,7%), Original (16,4%) e outras marcas* (30%).<\/p>\n

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No recorte por faixa et\u00e1ria, a Heineken \u00e9 a cerveja mais consumida entre os jovens de 18 a 24 anos (68,8%) e de 25 a 34 anos (61,1%). J\u00e1 a Brahma se destaca entre todas as outras faixas et\u00e1rias: 44% dos consumidores entre 35 e 44 anos, 42,6% entre 45 e 54 anos, 44% entre 55 e 64 anos e 34,5% acima de 65 anos.<\/p>\n

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Segundo a pesquisa, as classes A e B consomem mais Heineken, a classe C bebe mais Brahma e as classes D e E optam por Brahma e Skol. Regionalmente, o Nordeste e o Centro-Oeste lideram o consumo de Heineken, com 49,7% e 41%, respectivamente, enquanto o Norte consome mais Skol (51,2%), o Sudeste, Brahma (48,1%), e o Sul, Amstel (37,2%).<\/p>\n

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Marcas de cerveja preferidas<\/p>\n

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Ao questionar os consumidores sobre suas marcas de cerveja preferidas, ficou evidente que a preferida pode n\u00e3o ser a mesma mais consumida diariamente. As marcas favoritas incluem Heineken (16,7%), Brahma (16,2%), Skol (14,2%), Antarctica (7,4%), Budweiser (7,4%), Amstel (6,6%), Itaipava (5,4%), Original (3,5%), Stella Artois (3,2%) e Crystal (2,1%). No entanto, ao analisar os dados por regi\u00e3o, foram observadas varia\u00e7\u00f5es significativas.<\/p>\n

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As tr\u00eas marcas que se destacam em todas as regi\u00f5es do pa\u00eds s\u00e3o Heineken, Brahma e Skol. “A recorr\u00eancia indica uma forte aceita\u00e7\u00e3o nacional, refletindo a popularidade dessas marcas entre os consumidores brasileiros, independentemente das diferen\u00e7as regionais. Os resultados revelam as nuances das prefer\u00eancias regionais, e confirmam a forte presen\u00e7a de marcas tradicionais e consolidadas no paladar dos brasileiros”, explica Vasques.<\/p>\n

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Fator de escolha<\/p>\n

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O estudo revelou que o sabor \u00e9 o fator mais relevante na escolha de uma marca de cerveja, mencionado por 61,6% dos entrevistados. Outros aspectos importantes incluem pre\u00e7o (17,1%), qualidade premium (11,1%), tradi\u00e7\u00e3o da marca (7%), disponibilidade (2,5%) e outros motivos (0,8%).<\/p>\n

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No recorte social, os principais fatores de escolha para a classe A s\u00e3o o sabor (48,6%) e a qualidade premium (27,9%), seguidos pelo pre\u00e7o (17,6%) e a tradi\u00e7\u00e3o da marca (4,4%). Para a classe B, o sabor (62,8%) e o pre\u00e7o (16,4%) s\u00e3o os mais relevantes, assim como na classe C, onde 63,9% consideram o sabor como prioridade, seguido pelo pre\u00e7o (15,3%). Nas classes D\/E, os fatores mais importantes tamb\u00e9m s\u00e3o sabor (58,8%) e pre\u00e7o (22,7%).<\/p>\n

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“Com uma cultura de consumo que abrange desde as cervejas mais leves, apreciadas em ocasi\u00f5es sociais e de lazer, at\u00e9 as artesanais, que proporcionam experi\u00eancias \u00fanicas ao paladar, o gosto \u00e9 o fator central na decis\u00e3o de compra. Assim, o sabor se destaca em todos os segmentos de classe social, especialmente em um mercado que valoriza a diversidade de estilos e sabores”, finaliza Vasques.<\/p>\n

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Metodologia<\/p>\n

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A pesquisa foi realizada entre 10 e 20 de setembro de 2024, com uma amostra de 1.1715 respondentes residentes no Brasil, com idades acima de 18 anos. A amostra \u00e9 nacionalmente representativa, com cotas de idade, g\u00eanero e local de resid\u00eancia distribu\u00eddas pelas regi\u00f5es da seguinte forma: Sudeste \u2013 54,6%, Sul \u2013 19,9%, Centro-Oeste \u2013 6,6%, Nordeste \u2013 14,9%, Norte \u2013 6%.<\/p>\n

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*Outras marcas englobam Eisenbahn, Spaten, Kaiser, Corona, Devassa, Crystal, Schin, Bavaria, Polar, Lokal, Proibida, Beck`s, Caracu, Baden Baden, Colonia, Glacial, Colorado, Cerpa, Cacildis e Tijuca, que tiveram menor n\u00famero de votos na pesquisa nacional.<\/p>\n

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Sobre a Brazil Panels<\/p>\n

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Criada em 2013, com sede em S\u00e3o Paulo (SP), a Brazil Panels Consultoria \u00e9 especializada em pesquisa de mercado e marketing full service. Conta com o maior painel online do pa\u00eds para amostragens, composto por 3,5 milh\u00f5es de pessoas cadastradas e ativas. A companhia utiliza metodologias avan\u00e7adas para entregar informa\u00e7\u00f5es precisas e confi\u00e1veis que orientem as estrat\u00e9gias das empresas, al\u00e9m de oferecer solu\u00e7\u00f5es completas de marketing digital. Mais informa\u00e7\u00f5es, acesse: https:\/\/www.brazilpanels.com.br.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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